O processo de cadastramento destas famílias arrancou, na última Sexta-feira, 12, no município de Caluquembe, na povoação de Viyonga, arredores da se- de municipal. No âmbito do processo de expansão do Programa de Fortalecimento do Sistema de Protecção Social, a província da Huíla beneficiou do alcance de mais três municípios, nomeadamente Chibia, Caluquembe e Quipungo.
O coordenador regional do FAS, Frederico Sanumbutwe, disse que já estão criadas as condições para que este programa decorra sem sobressaltos no município de Caluquembe. “Este processo vai, em princípio, até ao mês de Outubro deste ano.
Procedemos à focalização geográfica do município e foram identificados 514 bairros; assistimos a formação dos 30 ADECOS que já começaram a fazer o cadastramento porta-a-porta das famílias abrangidas pelo processo”, garantiu.
O responsável informou que o pro- cesso de cadastramento, que arrancou no passado dia 12, do mês e ano em curso, terá a duração de dois meses, de forma a garantir maior qualidade e pouca margem de erros.
Por outro lado, Frederico Sanumbutwe revelou que no município da Chibia, um dos três acrescidos no âmbito da expansão do Programa Kwenda, já foram cadastradas 51 mil famílias, bem como feito o levantamento comunitário, técnico e institucional, estando-se agora a aguardar pelos pagamentos.
POR: João Katombela, na Huíla