O Comando Provincial da Polícia Nacional em Luanda registou, no último fim-de-semana, um total de 28 acidentes de viação, que resultaram em 12 mortos, 16 feridos e danos mate- riais avaliados em mais de 12 milhões Kz. O excesso de velocidade foi a principal causa, acompanhado da falta de precaução no exercício da condução, segundo o porta-voz Nestor Goubel
Ontem, dia 22, a cidade de Luanda registou, por volta das 8 horas e 30 minutos, no perímetro da zona do São Paulo, na paragem de autocarros próxima à Rádio Ecclesia, um acidente grave. Uma viatura perdeu os travões e atropelou mais de dez pessoas, incluindo duas crianças, que aguardavam pela chegada do transporte público. Apesar de as vítimas terem ficado gravemente feridas, até ao momento não há registo de morte e os feridos foram imediatamente socorridos para o Hospital Américo Boavida, segundo o porta-voz, e já se encontram fora de perigo. Segundo Nestor Goubel, o condutor perdeu os travões e atropelou onze pessoas que estavam perfiladas à espera do transporte público.
Para além dos atropelamentos, a viatura embateu numa outra e também numa motorizada da Polícia que estava estacionada. Diante do triste acontecimento, o motorista colocou-se em fuga e, em reacção, a população colocou fogo na viatura. “O condutor está detido e será presente ao Ministério Público”, rematou.
Este acidente aparece numa altura em que a Polícia Nacional, no seu balanço das últimas 72 horas, apresentou o registo de doze mortes, resultante da sinistralidade rodoviária. Destes, destaca- se o caso que aconteceu na estrada da Samba, onde uma viatura de marca Hyundai I10 capotou, tendo morrido quatro jovens (três no local e um no hospital).
“Mais uma vez, o excesso de velocidade esteve na base do choque contra um obstáculo fixo, neste caso, um poste de média tensão”, esclareceu. As causas dos acidentes foram o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução. Para além dos 12 mortos, 16 pessoas ficaram feridas e registaram-se danos materiais avaliados em mais de 12 milhões de kwanzas.
54 cidadãos detidos por conduzirem embriagados
Cinquenta e quatro cidadãos automobilistas foram detidos, também nas últimas 72 horas, por presumível autoria dos crimes de condução em estado de embriaguez, desobediência e resistência ao agente da ordem. Os mesmos têm idades compreendi- das entre os 24 e 52 anos. No mesmo período, a Polícia implementou cinco barreiras de contenção de velocidade e calmia do tráfego, com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito, com maior incidência para Av. Fidel de Castro Ruz, Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, 21 de Janeiro e Estrada Nacional n.° 100 “Cabo Ledo”.
Por outro lado, de acordo com Nestor Goubel, as microoperações realizadas em toda a extensão da cidade capital permitiu a apreensão de três armas de fogo, sendo duas do tipo metralhadora AKM e uma do tipo pistola, bem como a recuperação de du- as viaturas de marca Chevrolet e Changan, de cor branca. Ainda no local, foram apreendidos acessórios de motorizadas de diferentes marcas e modelos, aparelhos electrónicos e utensílios de uso doméstico, antes em posse dos marginais. Fez saber também que as operações permitiram deter 139 cidadãos suspeitos de praticarem diversos crimes.
Com o empenho das forças da ordem pública, disse, foram esclarecidos 35 crimes, sendo um de homicídio qualificado, catorze crimes de roubo e onze crimes de furto em residências e na via pública, que resultaram na detenção de trinta e um cidadãos supostamente envolvidos nos actos ilícitos. Deste modo, no que à regularização e fiscalização do trânsito automóvel diz respeito, a Polícia apreendeu 77 motoriza- das e 569 cidadãos automobilistas foram sancionados com multas por diversas infracções ao Código de Estrada, com destaque para 85 multas por pararem em locais proibidos, 95 multas por falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel e 75 por não uso do cinto de segurança.