Exonerado na última Sexta-feira, pelo Presidente da República, o antigo presidente do conselho de administração da Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL), Manuel Silva Lopes da Cruz “Sopas”, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por existirem suspeitas de cometimento de crime aquando da sua gestão.
Detido preventivamente desde Sábado, 22, uma fonte do jornal OPAÍS no SIC confirmou que o ex-PCA da EPAL começou a ser ouvido ontem, 25. A fonte disse não ser ainda oportuno avançar mais dados, para além da confirmação da detenção e audição. Manuel Silva Lopes da Cruz “Sopas” é engenheiro de construção civil com passagem pelo Ministério da Construção e foi substituído, no cargo de PCA da EPAL, por Adão Manuel da Silva.
Há suspeitas de gestão danosa durante o tempo que ficou em frente deste importante órgão de Estado, por isso foi ouvido pelo SIC, juntamente com um funcionário sénior da EPAL. As suspeitas recaem na operacionalidade da nova Estação de Abastecimento de Agua (ETA) no distrito de Calumbo. Embora a nossa fonte não tenha avançado muitos da- dos, há a confirmação DE que aquele gestor esteja a ser investigado por conta da sua gestão na EPAL.