Uma criança de 10 anos de idade foi abusada sexual- mente, na província de Malanje, por dois cidadãos, de 23 e 58 anos de idade, respectivamente, segundo o balanço do último fim de semana do serviço de denúncia SOS-Criança, pertencente ao INAC No período de 30 de Julho a 5 de Agosto de 2023, o Instituto Nacional da Criança-INAC, através do Serviço de Denúncia SOS – Criança, que atende pelo terminal telefónico 15015, recebeu um total de 312 denúncias de violência contra a criança em todo o país.
No balanço apresentado por Rosalina Domingos, porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC), consta o facto de terem recebido 17 denúncias na província de Malanje, só no último fim de semana, de violência contra a criança. Dentre elas as mais de uma dezena de denúncias que receberam em Malanje está o caso de abuso sexual cuja vítima é uma criança de 10 anos de idade, acto praticado por dois indivíduos de 23 e 58 anos, respectivamente. A vítima, segundo a porta-voz do INAC, foi aliciada pelos dois adultos com valores monetários, levaram-na ao quarto de um dos acusados, retiraram-lhe as roupas e, sob ameaças, consumaram o acto.
De violência sexual não é o único caso, pois das 20 denúncias recebidas no município de Luanda, seis são de abuso sexual e de agressão física, e maus tratos, com destaque para um caso de abuso sexual e agressão física em que a vítima tem 7 anos de idade. De acordo com a denúncia, o acto foi praticado pelo padrasto, que está já detido.
No outro caso de abuso, a vítima tem 16 anos de idade, acto praticado por um indivíduo de 26 anos de idade, que resultou em gravidez. Outros dois actos de violação sexual que resultaram em gravidez deram-se no município do Kilamba Kiaxi, onde no primeiro caso a vítima tem 15 anos de idade, e no segundo tem 12 anos – neste último o acusado tem 50 anos de idade