O Serviço de Investigação Criminal em Malanje, por intermédio do seu Departamento de Combate aos Crimes Organizado, procedeu, na Sexta-feira, 14 de Abril, à detenção do cidadão Carlos Correia Bernardo da Costa, sob a acusação do crime de burla.
De acordo com o porta-voz do SIC-Malanje, Augusto Barros André, o caso se deu quando o acusado terá solicitado a um cidadão que assinasse um modelo de ficha de ingresso de concurso público, para a Direcção Nacional dos Recursos Minerais Petróleo e Gás.
Para o preenchimento da vaga cobrou o valor global de 100.000 kwanzas, tendo numa primeira fase cobrado 10 mil kwanzas como garantia e o restante a ser pago à posterior. “Por conta de uma denúncia anónima, os efectivos realizaram diligências que permitiram a detenção, em flagrante delito, do visado, quando recepcionava o pro- cesso individual, bem como 23.000 kwanzas”, disse.
O porta-voz disse ainda que o implicado diz ser funcionário da Direcção Nacional do referido ministério e que tinha si- do expulso pelo crime de falsificação de documentos para retirada de contentores no Porto de Luanda.