Através da operação “N’sua”, que em português significa ordem, a primeira unidade territorial da Polícia de Guarda Fronteira em Cabinda apreendeu nas últimas 72 horas um total de 18 mil 025 litros de combustíveis diversos que se destinavam ao contra- bando na República Democrática do Congo.
O combustível apreendido estava acometido numa embarcação de fabrico artesanal, usada também para a actividade de pesca, meios agora utilizados pelos traficantes para comercializar combustível nos países vizinhos.
Para além dos meios apreendidos, nomeadamente uma embarcação de fabrico artesanal, um motor de popa de 25 cavalos e quatro motorizadas usadas na operação do contrabando, foram igualmente detidos quatro cidadãos da RDC, que se faziam transportar na referida embarcação, que já foram apresentados ao magistrado do Ministério Público para os devidos procedimentos.
Segundo o porta-voz da Polícia Nacional em Cabinda, intendente Marcos Coxito, a operação N’sua, iniciada a 16 de Janeiro, tem como objectivo combater o contrabando de combustíveis na orla marítima da província, um novo “modus operandi” optado pelos traficantes de combustíveis.
“Nos últimos tempos, as nossas acções têm sido na zona sul, na fronteira terrestre, em que os contrabandistas têm encontrado enormes dificuldades, daí terem virado as baterias para a orla marítima, transportando combustível em embarcações artesanais para a RDC”, referiu.
Adiantou que a aposta do comando provincial de Cabinda da Polícia Nacional é reduzir de forma substancial o contrabando de combustível ou, senão mesmo, combater na totalidade este fenómeno que tem estado a inquietar não só as autoridades policiais como também as autoridades governamentais.
O oficial da polícia disse que o tráfico de combustível em Cabinda, para além de ser praticado pela fronteira terrestre e, às vezes, por via fluvial, agora as acções têm grande incidência na orla marítima.
Apesar dos apertos leva- dos a cabo pelas autoridades no combate ao contrabando de combustíveis, o porta-voz da polícia sublinhou que a fronteira terrestre ainda inspira algum cuidado, tendo em conta as incursões dos contrabandistas.
Revelou que, nas últimas 24 horas, foram apreendidos 5 mil litros de combustível acondicionados em 200 bidões que se encontravam na embarcação artesanal apreendida que tinha como destino a região do Muanda na República Democrática do Congo.
Apesar de a Unidade de Polícia de Guarda Fronteira não dispor de meios suficientes para patrulhar a orla marítima, o intendente Marcos Coxito garante que, para os desafios que se impõe, os poucos meios existentes permitem planejar e traçar estratégias no sentido de fazer face ao contrabando que agora está virado para o mar.
Desmantelados grupos criminosos
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) procedeu, recentemente, ao desmantelamento de dois grupos de associação criminosa, designados “Turma do Crime” e “Pilha Rija”, tendo detido como consequência sete cidadãos com idades entre os 20 e 35 anos. Os detidos foram indiciados pelos crimes de burla qualificada, roubo, vandalização de bens públicos e ofensas graves à integridade física.
Durante a operação policial, foram apreendidas 12 grelhas de sarjetas de esgotos subtraí- das em algumas vias rodoviárias do município de Cabinda, o que configura um crime de vandalização de bens públicos.
Em uma outra operação, realizada nos bairros Lombo- Lombo, 1.º de Maio e Povo- Grande, município de Cabinda, a polícia deteve em flagrante oito pessoas, com idades entre 34 e 50 anos, implicadas em crimes relacionados ao porte de armas não proibidas, mas sujeitas à regulamentação, tráfico de menor gravidade e contra- bando de combustíveis.
Durante a operação, foi desmantelado um foco de armazenamento de combustíveis, onde foram apreendidos 2.550 litros de combustível, bem como uma arma do tipo pistola de fabrico artesanal, 7 kg de liamba e um triciclo motorizado usado no contrabando de combustível. Todas as pessoas detidas e os meios apreendidos foram apre- sentados ao Ministério Público para os devidos procedimentos legais.
POR:Alberto Coelho, em Cabinda