A Polícia Nacional na província do Zaire deteve, recentemente, dois cidadãos acusados de tentativa de furto de tubos que serve para o transporte de combustíveis da Brigada de Infantaria Motorizada. A ideia dos acusados era vandalizar o sistema e comercializar os tubos nas casas de pesagem. Com enxada e catana, os cidadãos Manuel Kanga Breda, de 24 anos de idade e Carlos Manuel Breda, de 19 anos de idade, ambos residentes no bairro Militar, no Soyo, foram apanhados em flagrante quando escavavam para retirar os tubos.
O Comando Municipal do Soyo da PN tinha recebido uma denúncia que dava conta que, nas imediações da 20ª Brigada de Infantaria Motorizada, se encontravam dois cidadãos a escavar ferros que dão acesso a passagem de petróleo. Diligências feitas, foi possível deter os presumíveis autores por prática do crime de furto na forma tentada.
A detenção dos mesmos deveu-se ao facto de terem sido flagrados pelos efectivos da polícia nacional em serviço de baixa visibilidade a cavarem para retirar os respectivos ferro, e tinham como intentos comercializa-los nas casas de sucatas. De acordo com a Polícia local, aquando da detenção dos acusa- dos, foi possível efectuar a apreensão de uma catana e uma enxada, que serviram de meios técnicos para execução daquela actividades fraudulentas.
Os referidos encontram-se detidos nas celas do Comando Municipal do Soyo, aguardando pelos procedimentos processual para serem presentes ao digno Magistrado do Ministério Público. Num outro caso semelhante, foram detidos três cidadãos também por crime de furto no município do Soyo, concreta- mente no interior do Aeroporto Comandante Ndozi, cita no bairro 1º de Maio.
Os cidadãos Isaac Isabel Daniel, de 45 anos de idade, Tximpi Lusuale, de 37 anos, e Pedro Piangu, de 55 anos de idade, foram surpreendidos pelos efectivos da PNA escalados no referi- do aeroporto a subtraírem os tubos que asseguram as redes de vedação do local. Os acusados, ao notarem a presença dos agentes, tentaram fugir, mas acabaram detidos.