O Serviço de Investigação Criminal, em Malanje, deteve na terça-feira, 31 de Outubro, no bairro da Carreira de Tiro, uma cidadã de nome Eva Lito Caetano, de 23 anos de idade, acusada do crime de interrupção de gravidez.
A jovem interrompeu a gravidez de dois fetos por supostamente o namorado não se dignar em assumir a gestação, muito menos aceitar a jovem como esposa, por causa da condição física desta.
De acordo com o porta-voz do SIC-Malanje, Augusto André, o facto ocorreu por volta das 21 horas do dia 30, quando a implicada se encontrava grávida de seis meses e, em função da sua condição social, bem como da falta de apoio do namorado, tomou a decisão de provocar o aborto. “Ela ingeriu alguns medicamentos que provocaram a saída dos dois fetos.
Diz-se recusada pelo namorado, que também não queria sustentar os filhos, pelo facto de não ter seios”, disse.
Não obstante ter provocado a gravidez, a cidadã enrolou os fetos num pano e depositou-os numa fossa séptica.
Para além da recusa do namorado, as condições sociais são apontadas por si como outro facto que motivou a tomada desta decisão, porquanto é mãe de três filhos, todos de pais diferentes.
O SIC, após tomar conhecimento da situação, em coordenação com o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, procedeuà remoção dos nados-mortos.
Outrossim, a implicada foi entregue ao Ministério Público para promoção dos autos junto do juiz de garantias.