António Mavakala, de 56 anos, foi detido pela Polícia Nacional (PN) na província do Zaire, acusado de matar a tiro a um outro cidadão, com o qual disputava o cargo de adjunto do Soba, no município de Mbanza Congo
A vítima, que em vida respondia pelo nome de Eduardo Vatomene, de 50 anos de idade, foi surpreendida por volta das 6 horas, na sua lavra, quando colhia fibra (safu).
Eduardo e António disputavam o cargo de adjunto do Soba da aldeia do Nsenge. De acordo com as informações avançadas pelo porta-voz do MININT-Zaire, Sérgio Afonso, António Mavakala, o acusado, munido de uma arma de fogo do tipo caçadeira, por motivo de disputa do cargo de adjunto soba, efectuou disparos que atingiram a região do tórax, os membros superior e inferior, que contribuíram para que Eduardo tivesse morte imediata.
“O cidadão em causa foi detido e será presente ao juiz de garantia para os trâmites que se seguem”, confirmou Sérgio Afonso, durante a apresentação do relatório operativo das últimas 24h.
Na mesma ocasião apresentou a situação operativa por conta do período de recolha obrigatória decretado pelo Governo do Congo Central face às manifestações registadas na localidade do Kimpesse RDC, uma vez que a província do Zaire também faz fronteira com aquele país.
“Sobre este assunto, a situação é considerada calma, uma vez que as forças destacadas ao longo da fronteira encontram-se em estado de prontidão para conter as eventuais situações que possam pôr em causa a segurança do território nacional”, disse.
Está a vigorar o reforço de medidas preventivas para a prevenção e evitar a propagação do surto da cólera que assola algumas regiões da RDC, materializando as recomendações saídas na 123ª reunião do Conselho de Ministros da SADC.
Mais de dois mil litros de combustíveis apreendidos
Durante as 24 horas foram registados seis crimes no Zaire, destes quatro são do fórum comum e dois contra a segurança dos transportes, sendo um homicídio qualificado em razão dos meios, uma ameaça de morte, um roubo qualificado, um furto qualificado e duas condução perigosa de meio de transporte.
Quatro dos crimes foram esclarecidos, com 3 detidos. No campo dos acidentes de viação, a PN no Zaire registou três ocorrências, destas uma colisão entre veículo e motociclo, com um ferido, um despiste e capotamento, com um ferido e um choque contra obstáculo fixo, também com um ferido, nos municípios de Mbanza Kongo e Nóqui.
Os dados resultam de 61 patrulhamento, destes 24 apeados, 11 autos, 8 motorizados e 17 policiamentos de baixa visibilidade. “ Foram cobertos 146 postos, destes:
3 postos de fiscalização e contenção a imigração ilegal, 58 postos cobertos, 13 barreiras e 74 postos fixos”, sustentou.
A PN no Zaire realizou uma micro-operação e três buscas dirigidas que resultaram na detenção de três cidadãos mediante mandados acusados nos crimes de ofensa grave à integridade física e furto e nos bairros Kitana e 1º de Maio, no município do Nzeto e apreensão de 2.755 litros de combustíveis do tipo gasóleo, um arma de fogo do tipo Jericho, uma caçadeira , 66 embalagens de fraldas descartáveis, 30 caixas de whisky e TV Plasma, uma botija de gás butano de 12 kg.
A 3ª UPGF registou 17 casos de violação de fronteira e dois de contrabando qualificado, que resultou na detenção de 70 cidadãos da RDC. Após os interrogatórios, 22 foram encaminhados ao SME e 48 foram devolvidos ao país de origem nas vias de infiltra