Sete crianças ficaram feridas em consequência do desabamento do muro de uma escola, provocado pelas chuvas que caíram, enquanto assistiam às aulas, no Cuando Cubango, município de Menongue. Os menores foram socorridos para o Hospital Geral pelos efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB)
A informação foi avançada ao jornal OPAÍS pelo chefe do Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa do SPCB – Cuando Cubango, 3º subchefe bombeiro Albano Cutarica, que esclareceu que PUB os menores estão com idades compreendidas entre 10 e 14 anos.
“Foi numa escola, onde sete menores com idades compreendidas entre 10 e 14 anos ficaram com ferimentos ligeiros e algumas escoriações em várias partes do corpo, em função de terem sido atingidos com alguns objectos, no momento do desabamento da parede dessa escola e a descobertura do tecto”, avançou.
As crianças foram socorridas para o Hospital Geral do Cuando Cubango pelas forças do SPCB, no sentido de receberem tratamento médico. Porém, o porta-voz desse órgão do Ministério do Interior (MININT) garantiu que “em função dos ferimentos que foram considerados ligeiros, terão recebido alta médica”. Os factos deram-se na última Quarta-feira, 25, em consequência das chuvas que considerou moderadas, mas, realçou, acompanhadas de fortes ventos, trovoadas e relâmpagos entre as 14 e 17 horas.
Residências, igrejas e barracas destruídas
As mesmas chuvas provocaram ainda a destruição de 11 residência, duas igrejas, que sofreram desabamento, além de 17 barracas, no Campo da Banca, principal espaço das grandes festividades da província, e uma tenda de parqueamento no centro da sede provincial. Na feira, um jovem de 27 anos foi atingido por uma pedra, durante os fortes ventos que se observaram na província do Cuando Cubango, mas, acredita que com a actualização da informação a ser feita posteriormente, os dados poderão subir.
“Nós tivemos o registo de 17 barracas, no Campo da Banca, que acolhe as comemorações das festas da cidade; tivemos destruição de 11 residências, e, também, tive- mos o registo de duas igrejas desabadas”, acrescentou. A província do Cuando Cubango tem sido uma das mais afectadas no país pelas quedas pluviométricas sobre aquela região.
De acordo com dados do SPCB, no princípio deste ano, mais de 75 residências foram destruídas em consequência das chuvas que caíram, com intensidade. Pelas mesmas causas, no primeiro trimestre deste ano, naquela província, mais de 350 pessoas foram desalojadas.