Foram registados, no último final de semana, em Luanda, um total de 19 acidentes de viacção que resultaram em 12 mortes e 14 feridos, de acordo com o resumo de segurança pública do referido período divulgado pelo Comando provincial de Luanda da polícia Nacional
O documento daquele órgão castrense, a que OPAIS teve acesso, referente aos dias 25, 26 e 27, esclarece que as causas desses infaustos acontecimentos estão relacionadas com o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução, acções que provocaram ainda danos materiais calculados em mais de 12 milhões de kwanzas. “Quanto à sinistralidade rodoviária, registaram-se 19 acidentes de viação, cujas causas prendem- se, essencialmente, com o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução, que resultaram em 12 mortos, 14 feri- dos e danos materiais avaliados em mais de 12 milhões de kwanzas”, espelha o relatório.
Por outro lado, no que diz respeito à regularização e fiscalização do trânsito automóvel, os dados da Polícia Nacional mostram que foram apreendidas 24 viaturas e 41 motorizadas, enquanto mais de 400 automobilistas foram sancionados por diversas infracções ao Código de Estrada. Entre as penalizações, o realce recaiu para 68 multas por falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, 53 pelo não uso do cinto de segurança, assim como 51 por mau estado técnico.
Para desencorajar as violações ao Código de Estrada, foram de- tidos 92 automobilistas com idades compreendidas entre 25 e 57 anos, pela presumível autoria do crime de condução em estado de embriaguez, que deverão ser encaminhados para o tribunal nas próximas horas, de acordo com o relatório.
Durante o mesmo período, foram realizadas 12 barreiras de contenção de velocidade e calmaria do tráfego com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito, com maior incidência para as avenidas Fidel de Castro Ruz, Pedro de Castro Van-dunem Loy, 21 de Janeiro, e Estrada Nacional n° 100, no “Cabo Ledo”.