O embaixador Carlos Sardinha Dias, director de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), manteve ontem encontro com o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Hungria em Angola, András Fazekas, com o objectivo de fortalecer as relações bilaterais entre os dois países
Na reunião, os dois diplomatas discutiram temas considerados prioritários para a cooperação, com destaque para a assinatura de novos instrumentos jurídicos nos sectores da defesa, transportes aéreos, tecnologia digital, empresarial e ambiental.
Um dos principais pontos do encontro foi a proposta de organização do Fórum de Negócios Angola-Hungria, previsto para Julho deste ano. A iniciativa visa atrair e captar investimentos da comunidade empresarial húngara para Angola, promovendo benefícios mútuos entre os dois países.
A Hungria, localizada na Europa central, possui uma economia forte e diversificada, impulsionada pela agricultura, indústria e serviços.
Angola e a Hungria mantêm relações diplomáticas desde 1976, com o primeiro acordo de cooperação assinado em 1977.
Em 2017, foi estabelecido um novo marco com a assinatura de um acordo de Cooperação Económica, Técnica e Científica em Budapeste, reforçando a base para colaborações mais alargadas e diversificadas.
As relações bilaterais entre Angola e Hungria são descritas como saudáveis e dinâmicas, com o compromisso de se estreitar ainda mais os laços de amizade e cooperação nos próximos anos