Há 46 anos a acompanhar o desenvolvimento de Angola, a ENSA trabalha diariamente para satisfazer um leque vasto e variado de clientes em muitos pontos do país. Trata-se de uma das principais empresas angolanas e uma das mais reconhecidas e acarinhadas pelo consumidor.
Pioneira e líder no crescente ecossistema segurador angolano, a ENSA é a referência no sector pelo seu conhecimento profundo das necessidades do mercado, num percurso de várias décadas que se confunde com a história do país.
A jornada da ENSA faz parte da história da República de Angola: foi fundada em 1978 num esforço do Estado para unificar e reorganizar as actividades, património e responsabilidades de todas as seguradoras que operavam na fase pré-independência. Com este contexto, a ENSA tomou desde logo uma posição estrutural na economia, gerindo os riscos de pessoas, famílias, empresas e do próprio Estado, transversalmente, durante um largo período de tempo.Representou-se, durante anos, como o único garante da oferta de seguros para a cobertura de riscos relevantes, inclusive num tempo conturbado do percurso de Angola.
Fundação e evolução
Durante os primeiros anos, a ENSA focou-se na gestão de riscos e na oferta de seguros essenciais para o desenvolvimento económico do país. Destaca-se a cobertura de riscos relevantes durante o período de conflitos armados, designadamente no domínio da petroquímica e da aeronáutica, muitas vezes desacompanhada de qualquer parceiro comercial nacional ou internacional.
A ENSA estabeleceu, desde o primeiro dia, uma forte conexão com a comunidade e esta com ela. Desempenhou um papel social proeminente, através da contribuição, de forma frequente, para o lançamento e dinamização de iniciativas sociais, tais como habitações e espaços comerciais, quando eram de difícil ou impossível acesso, com o recurso ao seu património imobiliário, bem como no domínio das artes, apoiando gerações de artistas em iniciativas que perduram há décadas.
A ENSA representa, assim, mais do que uma instituição do sector segurador: é um marco na história nacional, quer pelo seu trabalho enquanto motor da dinamização económica e social do país, quer na sustentação da reconstrução e desenvolvimento de uma nação.
Líder no mercado nacional
Líder do sector dos seguros nacionais, com a maior quota de mercado em 2023, de 27%, fruto da sua experiência comprovada e de uma panóplia diversificada de produtos, a ENSA conduz há anos um legado de trabalho, força, capacidade, resiliência e inovação. As adversidades sempre foram muitas, mas tudo foi superado de forma positiva, agregando-se um forte realismo à especialização, qualidade de serviço e capacidade de resposta às necessidades dos clientes.
O agregado do conhecimento da ENSA sobre seguros e fundos de pensões não tem paralelo no mercado angolano. Suportada pela confiança dos clientes, pela solidez financeira e pela notoriedade pública, em 2023 a ENSA contava com perto de 50.000 clientes, de acordo com o seu Relatório e Contas de 2023, mais de 67.000 apólices activas e mais de 100% de margem de solvência.
A sua robustez traduz-se num resultado líquido, em 2022, de 5,3 mil milhões de Akz e com uma taxa com mais de 83% de reconhecimento espontâneo. Única instituição nacional do sector entre as maiores seguradoras de África em 2022, na 46.ª posição no ranking das 100 maiores seguradoras do continente, foi a primeira empresa pública angolana a ter notação internacional, assinalada pela Standard & Poor’s, o que patenteia o prestígio da insígnia.
Expansão e Modernização
A ENSA tem trabalhado continuamente para modernizar os seus serviços e expandir a sua rede de agências por todo o território nacional. A isto alia-se a oferta de seguros tradicionais, como o de Vida, de Saúde e Automóvel.
A sua inovação acentua-se na liderança do co-seguro para os sectores mineiro, petroquímico e aeronáutico, e a clara adaptação a novas necessidades e desafios do mercado, como sucede actualmente no sector agro-industrial. As principais coberturas com maior impacto e adesão são as de Petroquímica, Saúde, Automóvel e Acidentes de Trabalho.
Com um leque de 30 agências nas 18 províncias de Angola, a ENSA é apoiada por uma extensa rede de canais próprios, mas também de mediadores e de parceiros, recentemente complementada por soluções digitais para a maior penetração possível. Num mercado cada vez mais competitivo, e num sector com uma dinâmica favorável a longo prazo, o seu modelo de negócio diversificado tem várias oportunidades de crescimento.
A seguradora tem um desempenho financeiro robusto e alta solvabilidade. Fomenta relações fortes e duradouras, assim como parcerias estratégicas, tudo sedimentado em políticas de governação exemplares, equipa de excelência e processos de gestão do risco bem articulados e aplicados.
A inovação está no centro da ENSA, o que se constata não só nos seus processos e abordagens tecnológicas, como na configuração de novos produtos, do que são exemplo o Micro-Seguro de Saúde e o novo Seguro Agrícola. Note-se que a nova linha do Seguro Agrícola foi especialmente desenhada para os desafios específicos dos novos projectos agrícolas nacionais, conferindo maior protecção contra eventos climáticos adversos resultantes de seca, excesso de chuvas, inundações e tempestades, bem como contra danos provocados por animais, transbordos de rios, granizo, geada, incêndios e raios, sendo que acresce ainda a estas vantagens a reposição de perdas de produção e o apoio a aquisições de bens.
Tem que se ressaltar também a alta taxa de renovação de clientes, o aumento constante e regular de total de activos e de investimento, assim como em caixa e disponibilidades bancárias e provisões técnicas de seguro directo e resseguro aceite.
É apanágio da ENSA estar sempre atenta ao que de me melhor se faz internacionalmente, captando e transformando procedimentos e processos da Instituição sempre que a Administração considerar uma mais valia, quer interna, quer externamente.
Tudo para melhorar a assistência e apoio ao cliente, de forma segura, célere e pragmática, especificamente nas aplicações core, software, nas revitalizações de produto, na segurança cibernética, melhoria da qualidade dos dados, na reestruturação de canais digitais, na criação de postos móveis, optimização de processos de serviço e fortalecimento nas relações com todas as partes envolvidas.
Participações de Capital
A par destas deligências, a ENSA detém participações de capital em várias entidades de diferentes segmentos, tais como na área imobiliária, na área bancária, na área de resseguro e na área dos cuidados médicos. Estas participações têm se revelado estratégicas, não só para a actividade seguradora, como também para a economia do país na sua globalidade.
Estas diversas participações demonstram a versatilidade e capacidade da ENSA num mercado que se veste cada vez mais de multidisciplinaridade e capilaridade de negócio.
Hoje a ENSA conta com uma ampla rede estabelecida de fornecedores, mormente no segmento dos cuidados médicos no âmbito dos seguros de saúde e de acidentes de trabalho e doenças profissionais, que oferecem serviços diferenciados, pelo que se mantém ao longo de anos como referência para todos os segmentos de clientes, quer sejam eles do sector privado, quer institucional.
Capital Humano
Durante todo o processo evolutivo da ENSA, coube à capacidade de uma equipa especializada e experiente fomentar uma boa e rigorosa cultura organizacional, para sustentar a base primordial de tudo: as pessoas.
Na ENSA, quer o público interno, quer o externo, sempre foram o foco, pelo que, à semelhança de dar o melhor ao cliente, sempre foi crucial prover os profissionais das melhores capacidades para fazer mais e melhor.
A ENSA dispõe de um modelo de governação em linha com as melhores práticas internacionais. Os colaboradores contam com iniciativas de formação adequadas e estimulantes, programas de incentivos e desenvolvimento de carreira e foco na qualificação e diversidade dos profissionais.
Com um ambiente laboral de excelência, são muitas as acções levadas a cabo que têm como objectivo fomentar a cultura organizacional, promover a diversificação da direcção, reforçar competências do pessoal, incentivar o bem-estar no trabalho e redefinir o plano de carreira.
Com um modelo de gestão baseado na meritocracia, é recorrente ver profissionais, que entraram como júniores na orgânica interna, ocuparem hoje altas funções e a tomarem decisões de enorme magnitude na ENSA, noutras empresas relevantes ou na administração pública. Contam-se hoje na ENSA quase 500 postos de trabalho directos, que derivam em vários indirectos, e que capacitam e advogam várias estratégias para o sucesso.
Relações e parcerias duradouras
Com parceiros internacionais de topo com rating igual ou superior a A+ nos tratados de resseguro e de resseguro facultativo, a ENSA prima por nutrir relações sólidas e fiáveis com entidades de primeira linha, incluindo as autoridades de supervisão e regulação. Hoje, a nível nacional, a ENSA é ainda reconhecida pelo apoio à comunidade em áreas como a saúde, a educação, o desporto e a arte.
Ciente de que se deve contribuir da melhor forma à sociedade tudo aquilo que de melhor ela provê, a ENSA criou programas direccionados para a escrita, pintura, empreendedorismo, desporto, literacia e saúde.
Exempo disso é o prémio ENSA ARTE, que acontece há mais de 30 anos e que foi criado com o objectivo de apoiar os artistas angolanos em diversas disciplinas. A meio caminho, a ENSA constituiu e preservou um dos maiores acervos de obras que entroncam a história da arte angolana.