O Zimbábue está interessado em investir na província do Cuanza-Norte, nos sectores da agricultura e mineiro, anunciou, hoje (quarta-feira), o embaixador deste país em Angola, Thando Madzvamuse.
O diplomata manifestou esta intenção no encontro de cortesia com o governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, no âmbito da visita de 72 horas que efectua, a partir de hoje, à província.
O embaixador manifestou, também, o interesse do seu país em contribuir para a diversificação da economia angolana, ainda dependente do petróleo. Ressaltou que os Estados africanos devem cooperar cada vez mais para o crescimento da economia do continente, de modo a reduzir a dependência do Ocidente.
No encontro, assistido por empresários locais, o governador João Diogo Gaspar, destacou as potencialidades agrícolas, mineiras e turísticas da província. Disse que a província possui todas as condições capazes de atrair qualquer investidor, enfatizando a existência de vastas terras aráveis, abundantes recursos hídricos e minerais. Convidou o embaixador a trazer para a região investidores zimbabweanos para ajudarem no desenvolvimento da província.
Durante a sua estada no Cuanza-Norte, o diplomata zimbabweano vai visitar vários empreendimentos económicos locais. As relações entre Angola e Zimbabwe permanecem cordiais desde a independência dos dois países, a República de Angola em 1975 e a do Zimbabwe em 1980.