Damien Veerapatren disse que, na presente campanha agrícola 2024/2025, a empresa está a trabalhar com o Banco de Comércio e Indústria (BCI), sublinhando que coopera com 50 mil agricultores na cultura do milho, e o objectivo é aumentar mais 50 mil, perfazendo um total de 100 mil agricultores, mas, nos próximos cinco anos, o desafio é atingir um milhão de agricultores.
O responsável, que falava no matabicho com os jornalistas, referiu que pretende alargar as parcerias com as cooperativas agrícolas, principalmente com a empresa Carrinho Agri, e convencer os bancos a abraçarem este projecto.
“Neste momento, estamos a negociar com três bancos, com o Banco de Comércio e Indústria (BCI) tudo já está encaminhado. O artigo 10.º (Operações de investimento interno) incentiva a investir no sector primário, e aproveitamos esta oportunidade para destacar os produtos e ainda não foram fechados outros contractos”, disse.
Damien Veerapatren ressaltou que a parceria com a Carrinho Agri consiste numa cobertura a nível dos insumos agrícolas no valor de 200 mil kwanzas por hectare e o apoio às famílias camponesas que recebem sementes e fertilizantes vai ser reforçado com o seguro agrícola.
Segundo o responsável, o agricultor recebe crédito por via de insumos, e posteriormente paga o equivalente com o produto que cultivou, e não precisa se preocupar com a venda do produto, porque já tem compradores.
Por outro lado, caso o agricultor tenha algum problema com pragas, falta de chuvas durante a época agrícola e não consegue devolver o crédito, a Viva Seguro apoia pagando os sinistros. “Queremos fazer de Angola um país com grande produção agrícola, como acontecia na época colonial”, reiterou.
Damien Veerapatren referiu que o ano passado teve gastos na ordem dos mais 858,1 milhões de kwanzas, mais de 1,2 mil milhões em fornecimentos de serviços a terceiros e 94,2 milhões de kwanzas em taxas e impostos.
No primeiro ano, foram investidos 200 mil kwanzas para o desenvolvimento do produto índice de rendimento, incluindo a contratação de agrónomo e o custo em pesquisa de campo, e a empresa recebeu prémios de 610 milhões kwanzas, sendo que foi pago o dobro do valor em sinistros (1.250 milhões de kwanzas).
Questionado sobre o risco no sector agrícola, Damien Veerapatren acredita que é possível mitigar o risco apostando na diversificação regional e na escala, justificando que, quando se trabalha somente numa província ou município, caso aconteça a seca, terá de pagar 100% do sinistro, ao passo que se haver aposta em outras regiões o risco é menor.
“Nós trabalhamos com áreas asseguradas, usamos um município para saber como foi o comportamento climático, pragas e, posteriormente, foi avaliado e pôde-se determinar por gatilho atingido ou não”, explicou.
próximos anos, a seguradora, que tem como slogan, “preocupe-se menos, viva mais”, pretende ser uma referência no mercado segurador e estar no top 10 do sector, com a apresentação de soluções adequadas às necessidades dos clientes.
De sublinhar que a Viva Seguros entrou no mercado angolano em 2022, com a missão de promover a literacia financeira, bem como fortalecer a agricultura familiar na protecção dos agricultores e dos seus meios de subsistência.