Trata-se de um projecto de financiamento a título de crédito de até 200 mil kwanzas, que deverá beneficiar vendedoras ambulantes vulgo zungueiras, com objectivo de potenciar os seus negócios, numa iniciática do Banco de Comércio e Industria (BCI).
A iniciativa apresentada no quadro das comemorações do 8 de Março, dia Internacional da Mulher, assinalado ontem, é de âmbito nacional e deverá contemplar todos os serviços bancários a que os comerciantes têm direito.
A vendedeira Maria Zita é uma das potenciais beneficiárias do crédito ao qual vai aderir, tendo por isso louvado a iniciativa com o qual vai poder dar outra dinâmica aos produtos que comercializa assim como a possibilidade que terá de recepção de pagamento dos clientes.
“Estou satisfeita com essa iniciativa porque vai permitir que nós a partir das nossas bancadas vamos poder atender a todos os clientes, principalmente aqueles que vão às compras sem dinheiro físico e com isso o nosso negócio cresce e o cliente não te passa”, anotou.
Por sua vez, o administrador executivo do BCI, Jardel Duarte, esclareceu que a aposta surge na sequência da ajuda que a sua instituição pretende dar à formalização do mercado informal, criando por isso sinergias para que tal ocorra.
“O nosso objectivo durante cinco meses foi estar junto das senhoras para perceber quais eram as dificuldades, para podermos atender. O certo é que chegamos a um bom entendimento, começando aqui no Sequele e não temos dúvidas que vá correr bem”, apontou o gestor bancário.
De referir que que a iniciativa está alinhada com os objectivos para o ano 2024 da instituição, em que irá ampliar a sua aposta em projectos no quadro da inclusão e literacia financeira.