Estão catalogados no Uíge 124 pontos turísticos, segundo a chefe de Departamento do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Glória Cadete. Há no Uíge a lagoa Ujía Ambuila, mais conhecida por Lagoa do Feitiço, localizada na aldeia Dambi Angola, município de Dange – Quitexe.
No vasto leque das ‘Terras do Bago Vermelho’ está as Quedas do Rio Luanga, cito na aldeia Quissamba, município do Uíge, Pedras rupestres de Quissadi, na Aldeia da Cabala, município do Negage, a Lagoa do Mufutu, no município do Songo, As Quedas do rio Luxidi, localizadas na comuna do Ando, município do Mucaba, Aldeamento Turístico Mawete, cito na aldeia São Jorge, município do Uíge.
Um dos pontos turísticos culturais mais visitados no Uíge encontram-se também a Lagoa do Tedy-Tedy, no município do Bembe, bem como a Catedral de Santa Rita de Cássia, localizada na aldeia Cassexi, município do Uíge. Entretanto, as renomadas Grutas do Nzenzo, que é uma das sétimas maravilhas de Angola, localizada na aldeia Bombo, município da Ambuila, se destaca entre os principais pontos turísticos.
Destacam-se também a antiga cadeia da PIDE, localizada no Bairro Popular, município do Uíge, Marco Histórico da batalha de Ambuila, no município de Ambuila, Museu Etnográfico do Uíge, localizado no município do Uíge, Cemitério dos Reis no município do Bembe, Missão Evangélica do Ntaya, município de Maquela do Zombo. Festivais No que diz respeito aos eventos mais destacados na província do Uíge, aparecem as festas da Cidade do Uíge, que decorre de 1 a 7 de julho, o carnaval cuja data da sua realização varia, e também as festas das cidades e vilas.
A chefe do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Uíge, Glória Cadete, sublinhou que o Governo local tem promovido o turismo a nível local, através de excursões turísticas, de formas a incentivar o turismo interno, e tem trabalhado com os órgãos de comunicação social para a divulgação das potencialidades turísticas. Segundo Glória Cadete, a sua direcção tem criado parcerias para a formação daqueles que trabalham no sector hoteleiro e similares de formas a melhorar a qualidade dos serviços.
Tem trabalhado com as agências de turismo que lhes têm visitado através de excursões turísticas de formas a divulgar os pontos a nível das plataformas digitais, visto que, através da divulgação e promoção dos locais turísticos, se pode atrair os potenciais investidores para o sector.
“O objectivo é transformar o potencial turístico da região numa verdadeira indústria financeira, e gerar postos novos de trabalho”, sublinhou. Em termos de divulgação internacional, Glória Cadete enfatizou que tem trabalhado com uma equipa do INFOTUR, em parceria com a RTP – Africa, na gravação de episódios ligados ao potencial Turístico e Cultural, a serem exibidos no Programa AFRIKANDO Angola.
POR: : Francisca Parente