Transportes e armazenagem registaram um aumento de 19% na contribuição para o Produto Interno bruto de Angola, do terceiro para o quarto trimestre de 2022
Aumento é fruto do incremento das frequências de voos regionais, intercontinentais e do aumento da frota de autocarros. O Instituto Nacional de Estatística disponibilizou a Folha de In- formação Rápida (FIR) referente às Contas Nacionais do IV trimestre de 2022, que revela que as actividades de Transporte e Armazena- gem foram as que mais contribuíram positivamente para a variação do PIB no IV trimestre de 2022 em relação ao III trimestre de 2022, na ordem dos 0,19 p.p.
Assim, o Valor Acrescentado Bruto do Transporte teve um crescimento de cerca de 36,8%, no IV trimestre de 2022 em relação ao trimestre homólogo, contribuindo positivamente em 1,14 p.p., na variação total do PIB. O aumento deveu-se ao crescimento exponencial no sector, fruto de aumento de frequências de voos regionais e intercontinentais e aumento da frota de autocarros.
O ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, na oitava edição do CaféCIPRA, em Março, realçava “que o sector dos Transportes se encontra numa fase de consolidação de reformas, o que permitiu a criação de muitas oportunidades para os operadores económicos e benefícios para os cidadãos”. No último ano, a contribuição do sector de Transportes e Armazenagem ao nível do Produto Interno Bruto, já foi bastante expressiva, como demonstram os valores agora divulgados pelo INE. Os dados mostram que o PIB no acumulado do ano até o IV trimestre de 2022 cresceu 3,0% em relação a igual período de 2021. Esta variação positiva também abrange as actividades de Transporte e Armazenagem com um aumento de 32,8%.
O PIB cresceu 0,2% na passagem do III trimestre para o IV trimestre de 2022, levando-se em consideração a série com ajuste sazonal. Em comunicado de imprensa distribuído às redacções, o departamento ministerial responsável pelo sector afirma que “é notório a melhoria dos resultados ao longo do exercício económico de 2022 que mantêm a evolução do contributo para a produção de riqueza nacional bruta”. O titular da pasta, Ricardo Viegas D’Abreu, acredita que esta tendência de crescimento na contribuição do aumento do PIB se irá manter, pois o Plano Director Nacional do Sector dos Transportes e Infra-estruturas Rodoviárias reserva dois grandes projectos e serviços para promover a dinamização e o crescimento da economia nos sub- sectores Marítimo, Portuário e da Aviação Civil.
No quarto trimestre de 2022, o PIB totalizou 13 934 871 milhões kwanzas, sendo 168 910 milhões de kwanzas aos Impostos sobre Produtos líquidos de Subsídios. E o PIB nominal anual preliminar, resultante da soma dos quatros trimestres de 2022, é de 53 376 629 milhões de kwanzas. Considerando o valor agregado das actividades no trimestre, os Transportes e Armazenagem contribuíram com 374 242 milhões de kwanzas. O sector dos transportes e armazenagem compreende o transporte de passageiros e de mercadorias, regular ou não, por via-férrea, estrada, água e por condutas (pipelines), assim como as actividades auxiliares do transporte (manuseamento de carga, armazenagem, controlo de tráfego, parques de estacionamento, os agentes transitários e actividades dos correios.