A entrada em cena do parceiro catalão, acontece por via da assinatura de um memorando a acontecer durante a jornada de trabalho do PCA da ZEE ao Reino da Espanha em visita de trabalho de três dias
O processo de transformação da Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE) para Zona Franca ganha esta semana novo impulso com a entrada em cena
de um novo parceiro rumo a este objectivo. O presidente do Conselho de Administração da ZEE, Manuel Francisco Pedro, vai rubricar amanhã, Terça-feira, 16, um Memorando de Entendimento com a CIMALSA, empresa detida pelo Governo Autónomo da Catalunha, Espanha, que nos últimos 30 anos especializou-se em promover, desenvolver e gerir infra-estruturas, e centros de transporte de mercadorias, logística e mobilidade.
O objectivo deste acordo, cuja duração prevista é de quatro anos, é o aproveitamento da vasta experiência da CIMALSA no desenvolvimento e implementação de projectos logísticos, industriais e de serviços, bem como a adopção de fórmulas de gestão e exploração já testadas em projectos geridos por esta empresa.
“O conhecimento e a experiência da empresa catalã poderão ser de crucial importância no estabelecimento dos procedimenos técnicos, administrativos e legais na transformação da ZEE em Zona Franca, que constitui, aliás, a grande prioridade do Conselho de Administração”, refere a instituição em nota distribuída à imprensa. Manuel Francisco Pedro, durante a estada em Barcelona, capital da Região Autónoma da Catalunha, Espanha, de hoje até ao próximo dia 17 de Maio de 2023, tem ainda na sua agenda de trabalho uma visita ao Porto de Barcelona – que constitui uma das estruturas europeias mais importantes no Mar Mediterrâneo.
O PCA da ZEE vai, igualmente, manter um encontro com os responsáveis da BAC Engineering Consultancy Group, empresa do grupo multinacional Socotec, que actua sobretudo nos sectores de gestão urbana e industrial, engenharia civil e rentabilização das energias renováveis, com reduzidas emissões de carbono. Esta missão de negócios alinha- se aos objectivos do Conselho de Administração da ZEE, com vis- ta à atracção de potenciais parceiros para a dinamização dos actuais projectos em curso na ZEE Luanda-Bengo.