As transacções financeiras atingiram os 3,2 mil milhões de kwanzas movimentados, registando um crescimento de 9,7% em Agosto em comparação ao mês anterior, aponta o relatório mensal da EMIS, Empresa Interbancária de Serviços, S. A.
O aumento foi impulsionado principalmente por operações realizadas em terminais de pagamento automático (TPA) e através de serviços de homebanking e mobile banking (HBMB), segundo a EMIS.
O mês de Agosto deste ano revelou ainda uma expansão nas operações financeiras, tanto em volume de transacções quanto em valores movimentados. Com um total de 212,9 milhões de operações realizadas, o valor das transacções atingiu 3,2 mil milhões de kwanzas, representando um crescimento de 9,7% em comparação ao mês de Julho.
Em termos homólogos, o crescimento foi ainda mais acentuado, com um aumento de 56,1% no número de operações e 39,2% no valor. Entre os canais de pagamento, o “Homebanking e Mobile Banking (HBMB)” destacaram- se com um aumento de 11,2% no número de operações e um crescimento de 7,3% no valor total movimentado, totalizando 1,17 mil milhões de kwanzas.
Em comparação ao mesmo período do ano anterior, este canal registou um crescimento de 106,5% em número de operações e 71,7% em valor, reflectindo uma forte adesão ao uso de plataformas digitais para transacções financeiras.
Os “Terminais de Pagamento Automático (TPA)” também tiveram um impacto significativo no crescimento geral, com um aumento de 11,5% no número de operações e 9,6% no valor movimentado, que atingiu 789,3 mil milhões de kwanzas.
Em comparação ao mesmo período do ano passado, o crescimento do TPA foi expressivo, com um aumento de 32,8% no número de transacções e 34,3% no valor.
A EMIS aponta igualmente que o canal de “Caixas Automáticas (CA)”, que registou um crescimento de 7,5% no número de operações e 10,6% no valor movimentado, tendo totalizado 1,14 mil milhões de kwanzas no mês passado. O aumento homólogo foi de 16,7% no número de transacções e 22,6% no valor.
Rede multicaixa
A rede MCX, que abrange operações como consultas, compras, pagamentos e transferências, também apresentou resultados positivos. O número de consultas cresceu 10,4% em relação a Julho e 72,4% em comparação com o ano anterior, reflectindo o aumento da procura por informações financeiras.
Já as compras registaram um aumento de 12,1% no número de operações e 9,7% no valor, totalizando 787,7 mil milhões de kwanzas. Os pagamentos e levantamentos também cresceram 5,3% e 11,3%, respectivamente.
O documento sublinha ainda que foram compensados 417 cheques interbancários no valor de 1,97 mil milhões e arquivados 9.021 cheques intrabancários no ACI – Adquirentes de cartões de Instituições.
O volume total de cheques que circulam no (SCC) Sistema de compensação e Liquidação de Cheques e outros documentos registou uma quebra de 10,2% em relação ao mês anterior e reduziu 80,5% face ao mês homólogo. No que diz respeito a transferências instantâneas, estas foram compensadas em mais de 287 mil no valor de 7,2 milhões de kwanzas.
O volume de transferências compensadas registou um crescimento de 53,6% em relação ao mês anterior e um crescimento maior que 999,0% face ao mês homólogo. No entanto, algumas categorias apresentaram variações menos favoráveis.
As devoluções registaram uma queda de 7,2% no número de operações em relação a Julho, enquanto o valor dessas transacções cresceu apenas 2,6%.
Já no comparativo homólogo, as devoluções sofreram um decréscimo de 6,2%. O mês de Agosto consolidou- se como um período de forte crescimento para o sector financeiro, com aumentos substanciais em quase todos os canais e tipos de operações.
A crescente adesão às plataformas digitais, aliada à recuperação do consumo através dos TPA e CA, projecta um cenário de expansão contínua para os próximos meses.
POR:Francisca Parente