O Grupo ALCAAL Angola, proprietário da TEXTANG II, fará hoje, a partir da sua unidade de produção do Cazenga, em Luanda, “a maior exportação de fio de algodão da história de Angola para Portugal”, informou a instituição por via de uma nota de imprensa. Apesar de não citar a quantidade, esta exportação, segundo o Grupo ALCAAL, vem demonstrar que a TEXTANG II tem capacidade e potencial para competir com outras indústrias do sector têxtil ao nível mundial.
“Nunca nenhuma outra indústria têxtil no país exportou esta grande quantidade de fio de algodão, descaroçado, limpo, fiado e acabado em Angola”, disse Jorge do Amaral, proprietário da ALCAAL Angola. A TEXTANG II é o actor mais importante na história da diversificação produtiva do sector têxtil em Angola. Com uma média de 400 pessoas, a unida- de têxtil tem uma área industrial de 110.000 m2, e tem uma capacidade de produção de até 10 milhões de metros de tecidos por ano.
A ALCAAL é um grupo, integralmente detido pela família Jorge do Amaral, que opera principalmente em Angola e na Argentina, na área agro-industrial, explorando activos de grande dimensão, principal- mente vocacionados para o milho, soja e arroz, bem como os seus derivados industriais. Na sua área industrial, o Grupo ALCAAL detém a TEXTANG II, a maior fábrica de tecidos finos de Angola e uma das maiores de África.