Um investimento no sistema eléctrico, com tecnologia digital, pode ajudar a reduzir, em substância, os apagões na produção e fornecimento de energia eléctrica no país, em prol do contínuo desenvolvimento económico e social, afirmou ontem, em Luanda, o engenheiro em automação e inovação de sistemas eléctricos, Wesley Roberto. Segundo o especialista, com a tecnologia digital haverá melhoria no sistema eléctrico.
Mesmo que haja falhas de rede, não afectará a disponibilidade de energia eléctrica para a população.
Para tal, apontou, é importante agregar mais valor aos equipamentos já existentes, antes mesmo de se precisar investir em mão de obra.
Wesley Roberto, que falava num seminário sobre ”Inovação e Confiabilidade”, realizado pelo Ministério da Energia e Águas, sublinhou ser necessário focar-se muito nas inovações, para, no final, se ter um sector eléctrico mais robusto.
Na ocasião, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, reafirmou que o Executivo continuará a trabalhar para garantir a melhoria do fornecimento de energia e água às populações, com vista a salvaguardar a estabilidade social e contribuir para o crescimento económico do país.
“A viabilidade do sector só pode ser garantida, se formos capazes de manter operacionais as infraestruturas construídas, pela via de uma adequada manutenção e operação, bem como pela regulamentação estabelecida no sector”, acrescentou.
Por este facto, indicou que há toda uma necessidade de investir fortemente nos recursos humanos, com formação, motivação e engajamento de seus colaboradores e prestadores, com apoios de modernos sistemas de automação e protecção, para assegurar a qualidade e regularidade do serviço, durabilidade dos equipamentos e a estabilidade do sistema eléctrico interligado.
Dentre outros objectivos, o seminário sobre inovação e confiabilidade visou aproximar as tecnologias actuais aos colaboradores que directa ou indirectamente estão ligados ao sector eléctrico nacional.
Participaram do mesmo quadros do Ministério da Energia e Águas, especialistas brasileiros e ingleses, entre outros convidados.