Das 18 pedras a serem leloadas, duas são da produção do LULO, duas pedras da produção do UARI, uma da produção do CHITOTOLO, uma pedra da produção do SOMILUANA e 12 pedras da produção do KAIXEPA.
Do lote de 18 pedras, destacam- se uma pedra-rosa do SOMILUANA, duas pedras-rosa do KAIPEXA e uma pedra de 116,18 quilates do LULO. Este leilão é direccionado a clientes registados na base de dados da SODIAM, e que tenham expertise na comercialização de pedras especiais, segundo o comunicado da empresa.
O leilão será organizado pela empresa TRANS ATLANTIC GEM SALES e a cerimónia de encerramento acontecerá no dia 19 deste mês, sendo que um pacote de participação detalhado será fornecido posteriormente aos participantes convidados. Este é o nono leilão de diamantes brutos organizado pela SODIAM, tendo o último sido realizado em Dezembro do ano passado.
Os leilões anteriores permitiram arrecadar um valor global de USD 211 milhões. Em 2023, a SODIAM exportou cerca de 9,9 milhões de quilates em bruto por um valor total de cerca de USD 1,56 mil milhões, correspondendo a um preço médio de USD 158 por quilate, posicionando Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes em bruto em termos de valor.
Fundada em 1999, a SODIAM é a empresa estatal responsável pela comercialização da produção de diamantes de Angola. A produção, comercializada através da SODIAM, é originária de 17 minas kimberlíticas e aluvionares, e cobre todo o espectro de qualidade em termos de tamanho, modelo, pureza e cor.