A Sociedade Mineira do Lulo anunciou, este Sábado, a descoberta de um diamante branco de 150 quilates, do tipo “D-Color Type lla”.
Trata-se do 36° diamante com mais de 100 quilates recuperado na referida mina localizada no município de Capenda Camulemba, província da Lunda Norte, segundo a Angop.
De acordo com o comunica da Sociedade Mineira, o diamante foi recuperado no bloco 28 e é o quinto de mais de 100 quilates extraído na reserva.
É o primeiro recuperado este ano e vai directo para a montra dos mais importantes extraídos em Angola nos últimos anos, embora não figure no top 5 dos maiores, cuja lista continua encabeçada pelo gigante de 404 quilates recolhido em 2016.
A mina do Lulo tem revelado, desde o início da sua exploração em 2010, um elevado potencial de “qualidade e quantidade”, tendo conseguido logo no primeiro ano de exploração o valor mais elevado, por quilate, no mundo inteiro, na ordem dos 2.985 dólares (3.005 euros).
O Lulo é igualmente a mina onde foi extraído o maior diamante até agora encontrado em Angola, com 404,2 quilates, vendido em maio de 2016 por 16 milhões de dólares e que veio a render USD 34 milhões de dólares, depois de lapidado e transformado em joia.
O consórcio é constituído pelas empresas angolanas Endiama E.P (32%) e Rosas & Pétalas (28%), bem como pela australiana Lucapa Diamond (40%).