O secretario de Estado para os sectores de Aviação Civil, Maritima e Portuária, Emilio Vumpa Londe, destacou ontem que o Porto do Namibe tem uma função estratégica na economia do país, destacando-se na exportação do granito. Segundo o responsável, que falava momentos após visitar as obras da terceira fase desse imponente empreendimento, o governo confere uma atenção especial ao Porto do Namibe, segundo a Angop.
Apontou que um dos benefícios desse Porto passa pela exportação de vários produtos para diferentes países, sendo o granito um dos minérios mais exportado e que tem permitido a arrecadação de receitas para os cofres do Estado. Durante a visita, o secretário de Estado inspeccionou as obras da terceira fase, que visam a extensão do terminal do Porto Namibe, permitindo, após a sua conclusão, prevista para dentro de 36 meses, aumentar a produção.
Prevê-se a criação de condições para promover o desenvolvimento da região sul do pais, concretamente nas importações e exportações de diversos produtos. O representante da TOYOTA, o japonês Schiro Kashtani, patrocinadora do empreendimento portuário, reafirmou que a rea- bilitação da Porto estará concluída dentro de 36 meses. “Notamos um crescimento onde futuramente teremos um terminal de carga sofisticado e no saco-mar as obras também estão a bom ritmo o que permitirá a exportação de ferro com mais segurança”, disse o representante da TOYOTA.