Duas ravinas de grandes proporções situadas no município de Saurimo, Lunda Sul, de sete a 25 metros de profundidade e mil 480 a 628 de comprimento, orçadas em mil milhões de kwanzas cada, começaram a ser estancadas.
A intervenção o nas duas ravinas, situa- das nos bairros Kamahundo e Nzangi, poderá levar um ano, tendo em conta a dimensão das mesmas. Em declarações à imprensa, o director nacional das Obras de Engenharias do Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Lucas Pedro, afirmou que a intervenção das ravinas enquadram-se no programa de contenção e estabilização que a instituição tem em carteira.
Acrescentou que intervenção das ravinas vem dar respostas às constante solicitações do Governo local, que quer ver resolvido o problema e projectar a construção de novas infra-estruturas sociais no local. Lucas Pedros explicou que a principal intervenção, a ser feita, é o melhoramento do caminho para águas fluviais, bem como instituir a normal circulação nas zonas adjacentes às ravinas. O responsável admitiu, de igual modo, que as ravinas estão a colocar em risco a vida das populações, bem como de in- fra-estruturas construidas pelo Governo, agora próximo das mesmas.
Quanto à estrada nacional 230 (EN/230), disse que as obras de- correram a bom ritmo, depois de ultrapassados todos os constrangimentos que se registaram em alguns lotes. Segundo o responsável, o cumprimento de entrega das obras está previsto para Agosto deste mesmo ano. Por seu turno, o vice-governador para o serviço técnico e infra-estrutura da Lunda Sul, Cláudio Pemessa, disse que a intervenção nas ravinas permitirá uma maior segurança dos cdadão residentes nas circunscrições, além do lançamento de novas obras de impacto social.
O governante garantiu que o Governo vai acompanhar as obras, milimetricamente, fiscalizando rigorosamente todos os detalhes para que se tenha um trabalho de qualidade no final da empreitada. A província da Lunda Sul possui 54 ravinas, destas 11 apresentam maior preocupação, pelo facto de estarem próximas das populações, estradas, estações de tratamento de água e outros edifícios públicos.