As unidades hoteleiras se revelam poucas para acolher os mais de 5 mil turistas que acorrem ao Lubango no mês de Agosto. Para colmatar a lacuna, foram accionados agentes hoteleiros dos municípios da Chibia e Humpata, tendo em conta a proximidade com a cidade do Lubango
As unidades hoteleiras e similares, na cidade do Lubango, encontram-se lotadas desde o mês de Julho, devido às actividades da padroeira do município (Nossa Senhora do Monte), e a Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA) que vai juntar os 146 municípios do país entre os dias 10 e 13 do mês em curso no Estádio da Nossa Senhora do Monte. Face a isso, os cidadãos estão a aproveitar para fazer negócio arrendando as suas casas aos turistas que não encontram espaços nos hotéis e outras pessoas que se deslocam ao Lubango para outros fins.
Aliás, com vista a dar resposta às necessidades de todos os que visitam a cidade do Lubango, a direcção Provincial da Cultura Juventude Desporto Hotelaria e Turismo, solicitou a participação de pessoas singulares que possuem residências arrendáveis. O director do Gabinete Provincial da Cultura, Juventude Desporto Hotelaria e Turismo, Osvaldo Lunda, disse que a capacidade da cidade do Lubango em acolher turista já está ultrapassada em função das reservas feitas.
Ao todo, na cidade do Lubango existem 135 unidades hoteleiras, o que se revela pouco para acolher mais de 5 mil turistas que acorrem ao Lubango no mês de Agosto. Osvaldo Lunda disse que para acolher os turistas que escalam a cidade do Lubango foram mobilizados particulares que arrendaram as suas residências, num total de 25 apartamentos.
“Tivemos que mobilizar os particulares para dar resposta às necessidades dos nossos hóspedes, tendo em conta as duas actividades que a cidade do Lubango acolhe no mês de Agosto, nomeadamente as festas da Nossa Senhora do Monte e a Feira dos Municípios e Cidades de Angola”, disse. Para colmatar a lacuna, foram ainda accionados agentes hoteleiros dos municípios da Chibia e Humpata, tendo em conta a sua aproximação com a cidade do Lubango.
Por outro lado, Osvaldo Lunda, garantiu que estão, igualmente, notificados todos os guias turísticos que acompanharão os cidadãos nacionais e estrangeiros aos pontos turísticos da cidade do Lubango. Paulo Tiongo, director do Hotel ChicK-Chick, disse que a unidade hotelaria que dirige regista uma taxa de ocupação acima da media, em função das reservas já feitas. “O nosso hotel está preparado, mas devemos informar que estamos com uma capacidade de 117 quartos já ocupados, principalmente, pelas administrações municipais. Neste momento não temos mais espaço, estamos superlotados” afirmou.