Quatrocentos e três milhões, 183 mil e 492 kwanzas foram arrecadados, em 2022, pela Empresa de Águas e Saneamento do Cunene (EASC), mais Kz107 milhões, em relação ao período anterior
O aumento resulta da mudança de comportamento de muitos consumidores, em relação ao pagamento da água consumida, informou essa Terça-feira, a administradora para a área Financeira da Empresa, Veridiana José.
A responsável disse que outro factor que influenciou no crescimento da receita foram as mil 402 novas ligações e as multas resultantes do corte dos consumidores devedores.
Explicou que durante o período em referência a empresa registou uma quantidade de facturação de água de 2 mil 233 metros cúbicos, que corresponde a 50 por cento.
“Apesar do aumento das receitas arrecadadas, os custos operacionais que envolvem todos os encargos da empresa como os salários, compra dos produtos, manutenção do sistema, rondam em 636 milhões, 345 mil, 803 e 52 cêntimos”, afirmou.
Em declarações à Angop, informou que para minimizar a situação, este ano vão aumentar o número de ligações domiciliares e diminuir os actos de vandalização, através da sensibilização da população e dos clientes a cumprirem com as obrigações contratuais.
Dívida acumulada
Veridiana José disse que a dívida dos clientes ronda nos 375 milhões de kwanzas, sendo que o sector público representa 35 por cento. Explicou que a área da assistência jurídica está a trabalhar com os devedores, afectos às empresas públicas, os quais se propõem, até ao fim do primeiro trimestre, pagarem a parte da dívida.
Em relação às entidades privadas, lembrou que tem estado a procurar sempre dialogar de forma pedagógica, pois aqueles que insistirem na dívida sofreram cortes e aplicação das respectivas multas.
Perspectivas para 2023
Disse que para o ano em curso a empresa prevê fazer mil e 700 ligações em Ondjiva e Xangongo, construção do sistema de um tanque, com capacidade de 400 mil metros cúbicos, para abastecer os bairros da Caxila e Ekuma.
No âmbito do projecto financiamento Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), serão feitas 3 mil e 264 novas ligações domiciliares, nos bairros sem água como Caxilas, Naipalala, Kafito, Caculuvale e Okapale, em Ondjiva.
Veridiana José sublinhou que a empresa no Cunene conta com 13 mil 460 ligações domiciliares feitas, mas 3 mil clientes furtam-se em pagar e outros mudam de residências, sem o prévio aviso à empresa para a rescisão do contrato.