Segundo a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), o número de caixas automáticos disponíveis no país totaliza 3.192, sendo que destes 3.108 estão activos e outros 84 estão inactivos.
Os dados mostram que são 1,5 milhões de cartões para 3.108 caixas automáticos, o que dá um rácio de quase 500 cartões para um multicaixa, ou seja, são exactos 482 cartões para uma máquina.
Um problema que afecta muitos e gera muitas dores de cabeça aos cidadãos, fundamentalmente nos primeiros 15 dias dos meses, mas que a EMIS desdramatiza por considerar que a afluência intensa aos multicaixas duram de cinco a dez dias no mês, conforme respondeu, recentemente, o administrador Execuivo desta empresa, Joaquim Caniço, quando questionado por OPAÍS sobre o assunto.
Justificou que a instalação de um multicaixa aporta custos elevados e que os bancos não sentem necessidade de assumir os custos por conta destes no máximo dez dias de muita afluência.
Outros números
Os números da EMIS mostram que foram realizadas 107,6 milhões de operações no aplicativo Multicaixa Express até Março de 2023, tendo sido movimentado 1,3 mil milhões de kwanzas, números que revelam um crescimento de mais de 27% no total de operações por este canal e materializam um aumento de 8% nos montantes movimentados pelo mesmo canal em relação ao ano anterior.
Os mesmos dados mostram que os caixas automáticos, vulgarmente conhecidos como multicaixas, movimentaram 2,1 mil milhões de kwanzas no mesmo período, sendo que os dados remetem a um crescimento de 19,7% do valor movimentado no ano de 2022. Ao mesmo tempo que mostra um crescimento de 12,9% nas operações feitas nos multicaixas, que se ficaram pelos 102,4 milhões de movimentos.
Por sua vez, os TPA’s foram o canal para a realização de 93 milhões de operações, com um movimento de 1,1 mil milhões de kwanzas. Juntando todos os dados, o mês de Março de 2023 posiciona-se como sendo dos meses em que mais se registou operações nos três canais, nomeadamente multicaixa, TPA e Express, perdendo apenas para o mês de Dezembro de 2022. Apesar de estar no começo, o ano de 2023 já deu vazão a mais opera- ções e mais valor movimentado que os anos de 2021 e 2022.
O carro-forte deste crescimento são essencialmente, mostram os números da EMIS, os ‘gateway’ de pagamentos online, ou seja, os pagamentos online, que ao todo cresceram mais de 944% em quantidade de operações e mais de 203% em valor movimentado. No quesito cartões, os números mostram que existem 1,8 milhões de cartões multicaixas activos, sendo que 1,5 milhões estão activos, enquanto 238 mil estão inactivos e outros 680 estão por activar. Portanto, mais de 83% dos cartões multicaixa válidos estão activos. Destes cartões, mais de 74% são de chip e apenas cerca de 25% são de tarja, considerados menos seguros