Trata-se de 11 projectos sociais que terão impacto na vida dos cidadãos da província de Benguela, designadamente nos municípios do Chongorói, Caimbambo, Ganda e Benguela (sede)
No presente ano, o Executivo destinou Kz 80 mil milhões e 541 milhões e 845 mil e 920 para financiar 11 projectos públicos na província de Benguela A informação foi avançada, Terça- feira, pelo director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do governo da província de Benguela, Jorge Rafael, num encontro com a classe empresarial local, para apresentação do Orçamento Geral do Estado para a região. Segundo o responsável, dos 11 projectos de investimentos públicos em carteira, destaca-se os da construção de um edifício de três andares destinado às direcções provinciais, a reabilitação do Museu de Arqueologia, do edifício da Rádio Benguela, bem como a reabilitação do dique do rio Halo.
Referiu que estão ainda previstas a construção da repartição municipal das Finanças no município da Ganda, reabilitação das estradas nas ruas de Angola e da Salvador Coutinho, no município de Benguela, bem como a construção de quatro reservatórios de água nos municípios do Chongorói e Caimbambo.
O governador de Benguela, Rui Falcão, que orientou a sessão, afirmou que o certame visa trazer a público o OGE, e tornar o processo mais transparente no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), bem como da prestação de serviços ao Estado a serem implementados na província.
Rui Falcão reconheceu que as receitas concedidas para a execução de projectos na província é insignificante e exorta os empresários a concorrerem mediante as suas capacidades. “Queremos que todos os empresários tenham as mesmas condições de partida, que vença o melhor e que o investimento a fazer tenha uma correspondência directa e qualidade”, desejou.
Por outro lado, o governador garantiu que o concurso público para a execução dos projectos será processado de forma aberta e transparente, na convicção de que cada um terá o seu projecto e ideia, incluindo a qualidade da proposta.