A Agência de Crédito à Exportação do Reino Unido (UKEF) está interessada em financiar projectos de prevenção e gestão dos riscos de inundações causadas pelas chuvas, na zona costeira da província de Benguela.
A informação foi avançada pelo presidente do Conselho de Administração desta agência do Governo britânico, conhecida como UKEF, na sigla inglesa, Tim Reid, após um encontro com a vice-governadora provincial de Benguela para o sector Político, Social e Económico, Cátia Cachuco.
Tim Reid encabeça uma delegação da UKEF que visita Angola, de 10 a 13 de Fevereiro, para reforçar a cooperação económica e explorar novas oportunidades de parceria entre os dois países. Ao falar aos jornalistas, o responsável britânico focou na carteira de projectos do Reino Unido para Benguela, destacando a gestão de riscos de inundações, prevenindo assim os prejuízos decorrentes das chuvas.
Tim Reid deixou transparecer investimentos britânicos em infra- estruturas de saneamento, para melhorar o aproveitamento das águas pluviais e a segurança das comunidades contra as cheias na linha costeira de Benguela. Além disso, também deu garantias de que a carteira de investimentos da UKEF deverá abranger outras opções em Benguela, como a agricultura, pescas e turismo, visando promover o desenvolvimento da província.
“O objectivo principal da visita é ver o desenvolvimento da província de Benguela e a perspectiva de como o Reino Unido pode auxiliar neste processo”, declarou. Dessa forma, ressaltou que a Agência de Crédito à Exportação do Reino Unido vai analisar com o Governo da Província de Benguela como e quando esse financiamento deverá ser canalizado.
Para Tim Reid, é muito importante para o Governo britânico perceber como poderá ajudar, de maneira que essa parceria traga mais serviços para Benguela e fomente a criação de mais empregos