O“Diversifica Mais” é um projecto criado em Março desde ano, financiado pelo Banco Mundial (BM), e tutelado pelo Ministério do Comércio a ser executado num horizonte de seis anos (2024-2029), com maior incidência ao longo do Corredor do Lobito que abarca as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.
A informação foi prestada à imprensa pelo porta-voz da Unidade Técnica Central para a implementação do projecto, Gonçalo Leitão, no final de um encontro que os membros desta instituição mantiveram com o vice-governador do Moxico para o Sector Político, Económico e Social, Victor da Silva.
Gonçalo Leitão disse, segundo a Angop, que além das regiões situadas ao longo do Corredor do Lobito, será também implementado na região fronteiriça do Luvo, na província do Zaire.
Segundo o porta-voz, decorre o processo de levantamento da qualidade das infra-estruturas existentes no município fronteiriço do Luau (Moxico), para permitir apurar os imóveis necessários, de modo a se criar as condições que visam estimular o comércio e o investimento privado.
Acrescentou que esta fase visa levantar eventuais casos de burocracia, na criação ou instituição de empresas ao longo do Corredor do Lobito. Após a averiguação das condições nas duas zonas fronteiriças (Luvo e Luau), com base nas informações recolhidas, vai-se elaborar um relatório e plano de acção que será submetido, em consonância com o governo das respectivas províncias, ao Ministério do Comércio e ao Banco Mundial.
Na ocasião, o vice-governador do Moxico para a esfera Política, Económica e Social, Victor da Silva, enalteceu o projecto, salientando que para além da criação de emprego vai melhorar as infra-estruturas e dinamizar as trocas comerciais nesta região.
O município do Luau dista a mais de 360 quilómetros a leste da cidade do Luena, capital da província do Moxico.
Do ponto de vista económico é estratégica, possuindo um Aeroporto Internacional “General Sapilinha Sambalanga” além de estar ligada pela Estrada Nacional – 250, cujas obras de reabilitação estão em curso, podendo vir a ganhar, igualmente, uma Plataforma Logística nos próximos tempos.