A segunda fase da construção do centro comercial Belas Shopping, situado em Talatona, arranca no próximo ano com a edificação de novos espaços de lazer e entretenimento, num investimento superior a USD 9 milhões.
POR: Brenda Sambo
O projecto de expansão do Belas Shopping, que estava inicialmente previsto para 2014 e foi adiado por razões de ordem financeira, será concretizado a partir de Janeiro do próximo ano. A segunda fase de desenvolvimento do primeiro centro comercial do país vai oferecer uma nova imagem quando o seu primeiro piso superior for construído, revelou a gerente de Marketing do Belas Shopping, Irmala Souza.
A maquete do projecto será apresentada hoje, Sexta-feira, em Luanda, num evento que comemorará os primeiros 10 anos de existência do shopping. Segundo a gerente de Marketing do Belas Shopping, para a segunda fase do centro está prevista a construção de um primeiro piso superior apetrechado com escadas rolantes, elevadores panorâmicos externos, assim como lojas amplas e áreas de lazer interactivo para crianças e adultos.
A gerente revelou ainda, que desde o mês passado, estão em curso algumas obras de remodelações ligeiras. “Queremos mudar a infra-estrutura interna, desde o chão ao sistema de iluminação, para oferecer serviços de qualidade aos clientes”, acrescentou. Irmala Souza referiu que o Belas Shopping em Luanda foi projectado para seis etapas, no mesmo espaço, estando actualmente implantada a primeira fase apenas, que integra 100 lojas e acima de oito salas de cinema, restaurantes e espaços para entretenimento infantil.
Quanto ao balanço dos 10 anos de existência do shopping, a responsável considera positivos, apesar da crise financeira que o país atravessa. A gerente adiantou, que neste momento, o shopping dispõe de espaço coberto para albergar 100 lojas, 85 das quais já estão ocupadas, representando diferentes marcas, quer nacionais quer internacionais. Referiu, por outro lado, que o shopping assegura actualmente 3 mil postos de trabalho, 50 dos quais correspondem a empregos directos e os restantes a indirectos.
O investimento inicial foi avaliado em USD 30 milhões, uma inportância que foi amortizada nos primeiros cinco anos de actividade do centro comercial, referiu a responsável pelo marketing do Belas Shopping. Em remate final, destacou ainda que a adesão do mercado e o concurso dos clientes têm sido satisfatórios, tendo exemplificado que o shopping atende cerca de 450 mil visitantes ao mês .
Acerca do Belas
O Belas Shopping foi a primeira unidade do tipo shopping comercial a ser criada no país. Construído numa área de 25 mil metros quadrados, o espaço comercial inaugurado em Março de 2007 constitui um investimento da empresa angolana Hogi Investimentos, com 70 % das acções, em parceria com a brasileira Odebrecht, que detém 30 %. É actualmente operado pelo grupo Kulanda Belas Moll, que representa uma fusão com a Hogi Investimentos.