O projecto para a produção de sementes de arroz poderá arrancar oficialmente na presente época agrícola, isto em Setembro, e vai contar com o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA)
O oficial de Programa da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) em Angola, João Bartolomeu, avançou que o projecto consiste na produção, melhoramento e purificação de sementes de cereais, concretamente o arroz. “No total, foram prepara- dos três hectares para a produção de sementes, sendo um hectare e meio na província do Moxico e mesmo número na província da Lunda Sul, sendo que nos próximos anos a previsão passa por aumentar as quantidades ”, explicou.
Segundo o responsável, estão a ser realizadas as discussões finais, junto do Ministério da Agricultura e Florestas, realçando que em breve acontece a assinatura das actas para o arranque do projecto. “ Se tudo correr como previsto, na abertura da presente época agrícola terá início o projecto de produção de sementes de arroz com duração de cinco anos. O projecto vai começar com três variedades de sementes, mas estão a ser testadas 15 variedades”, revelou.
João Bartolomeu contou que são seis os produtores envolvidos no projecto, deste número três são do Moxico e três da Lunda Sul, realçando que, posteriormente, o pro- duto será distribuído aos camponeses que vão produzir o arroz. João Bartolomeu salientou que o principal objectivo é o melhoramento das sementes de arroz, bem como o aumento das quantidades da produção no país para reduzir a importação do arroz. A nível das províncias da região leste do país, continuou, foram realizados estudos para a multiplicação de sementes durante dois anos e, recentemente, foi feita a última visita de constatação na província da Lunda Sul.
Segundo o responsável, na experiência piloto, em 2022, foram comercializadas 200 quilos de sementes, destacando que o produto será melhorado de forma adequa da para a distribuição. Este ano o projecto vai contar com seis técnicos japoneses especialistas na produção de sementes, irrigação e processamento que vão chegar consoante a necessidade do projecto e também dar formação para transferência técnica.
21 mil toneladas de arroz/ ano
O país produz anualmente 21 mil toneladas de arroz, segundo os da- dos avançados durante a Conferência sobre Desenvolvimento da Cultura do Arroz em Angola, realizada em Outubro de 2022. O empenho do sector privado e o sector público permitiu o país sair das 5 mil toneladas para 21 mil toneladas na produção de arroz nos últimos anos. Por outro lado, o Planagrão irá permitir reduzir as quantidades de cereais importa- das, como é o caso do arroz.