Produção de petróleo reforçada com a entrada da FPSO Agogo pela Azule Energy e parceiros do Bloco 15/06

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a Azule Energy e os parceiros do Bloco 15/06 – Sonangol Exploração e Produção, Sinopec e NAMCOR celebraram, ontem, em Xangai, República da China, a cerimónia de baptismo do FPSO Agogo.

De acordo com uma nota de imprensa a que OPAIS teve acesso, o evento marca um avanço estratégico para o sector energético angolano, visando reforçar a capacidade de produção de petróleo no país com foco em inovação e sustentabilidade.

Segundo o documento, o FPSO Agogo faz parte do projecto de desenvolvimento integrado West Hub Agogo, cujo objectivo é de desenvolver as duas descobertas mais importantes do Bloco 15/06, os campos Agogo e Ndungu, aumentando significativamente a produção no bloco.

O documento sublinha, igualmente, que o projecto impulsiona o crescimento da economia nacional, reforça a capacitação técnica angolana e fortalece a cadeia de valor local, alinhando-se com as prioridades do Governo no desenvolvimento socio-económico.

A entrada em operação do FPSO, esclarece a nota, está prevista para o final de 2025, seis meses antes da data de início do FID.

José Alexandre Barroso, secretário de Estado do Petróleo e Gás, sublinhou
que o Projecto Agogo Integrado reflecte a visão estratégica de Angola para parcerias que privilegiam a transferência de tecnologia, o desenvolvimento de conteúdo local e a gestão ambiental.

“Os componentes críticos deste projecto
foram fabricados em estaleiros angolanos, uma prova concreta do nosso
compromisso em fortalecer a indústria local e promover a auto-suficiência”, apontou.

Para Adriano Mongini, CEO da Azule Energy, a conclusão do FPSO Agogo,
vários meses antes do previsto, reforça a capacidade de execução de projectos
da Azule Energy e a sinergia perfeita entre todos os intervenientes.

Para o responsável, este marco maximizará as reservas do Bloco 15/06, incluindo os campos maduros da área de forma mais rápida e rentável.

Entretanto, a cerimónia contou com a presença de representantes do Governo de Angola, da ANPG, membros do corpo diplomático angolano na China, parceiros do Bloco 15/06, accionistas da Azule Energy e empreiteiros.

A iniciativa destaca a colaboração multinacional de todas as partes envolvidas no apoio ao desenvolvimento do sector, seguindo as directrizes do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás para o desenvolvimento da indústria e a transição energética associada.

De referir que a Azule Energy tem uma produção diária superior a 200.000 barris de petróleo. A empresa apoia Angola no desenvolvimento do seu sector
energético e na sua transição para fontes mais limpas.

Exit mobile version