O Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) financiou desde Janeiro do ano em curso 53 empresas da província da Huíla, num valor de 13 mil milhões, 257 milhões de kwanzas.
Comparativamente ao ano de 2022, houve um aumento de 11 empresas financiadas e de 11 mil milhões, 520 milhões, 461 mil e 56 kwanzas financiados, segundo o director provincial do Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla, Domingos Kalumana.
Em declarações à ANGOP, afirmou tratar-se de empresas financiadas pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), através do Aviso 10 do Banco Nacional de Angola e do Programa de Apoio ao Crédito reestruturado, maioritariamente.
Disse que o sector que mais foi beneficiado foi a indústria transformadora com mais de 7 milhões de kwanzas em 11 projectos e seguiu-se a agricultura com 33 iniciativas e um volume de financiamento considerável.
A província da Huíla, com uma população estimada em 3 milhões, 282 e mil 968 habitantes é potencialmente agropecuária e tem já 13 empresas com o selo Feito em Angola do Ministério da Economia e Planeamento.
O PRODESI foi aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 169/18 de 20 de Julho.
É um programa executivo para acelerar a diversificação da produção nacional e geração de riqueza, num conjunto de produções com maior potencial de geração de valor, de exportação e substituição de importações.