Os mercados do Km 30 e da Sanzala, no município de Viana, em Luanda, vão contar, brevemente, com novas lojas para instalar os serviços ligados ao Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), assegurou quarta-feira, 6, na capital angolana, a coordenadora deste projecto, Paula Coelho.
Em declarações à imprensa, a propósito de uma visita de campo para avaliar o trabalho que está a ser desenvolvido pela loja instalada no mercado do Luanda Sul, no distrito sede de Viana, a responsável adiantou também a expansão dos serviços do PREI em todos os mercados que ainda não têm instalações apropriadas.
Garantiu, igualmente, a realização de campanhas de sensibilização para formalização da economia, no distrito urbano do Zango e na comuna de Calumbo, bem como promoção de formações aos micro-empresários, nestas localidades. Paula Coelho augurou ainda que o PREI possa reforçar cada vez mais o processo de arrecadação de receitas do Estado, com vista a ajudar os micro-empresários a alavancarem os seus negócios.
Quanto à visita à loja do Luanda Sul, a fonte disse que o objectivo é alinhar todos os pressupostos e verificar como está a arrecadação do RUP deste mercado e dos vendedores ambulantes. Na ocasião, a coordenadora do PREI a nível das províncias destacou o desempenho do ‘AGRIPREI’, uma outra vertente que já funciona em Viana, com uma ‘ochitanda’ que trata dos produtos e apresenta bons resultados.
Por seu turno, o responsável dos mercados de Viana, António Domingos, afirmou que o encontro foi para despertar as administrações dos mercados sobre o PREI, um programa que veio alavancar a economia do país.