O presidente da República autorizou a realização de estudos de viabilidade para a construção da auto-estrada Soyo/Santa Clara (Norte-Sul)
A obra, a ser executada sob o modelo de Parceria Público-Privada (PPP), conforme o Despacho Presidencial, terá os seus primeiros passos com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação e a empresa China Road and Bridge Corporation, conforme entendimento já estabelecido entre as partes.
A auto-estrada Soyo/Santa Clara é vista como um projecto de grande importância estratégica para o desenvolvimento económico e a integração regional do país, facilitando o transporte de mercadorias e reduzindo o tempo de viagem entre o norte e o sul do país.
A decisão presidencial, sustentada pelos artigos 120.º e 125.º da Constituição da República de Angola, delega ao Ministério das Obras Públicas a competência para conduzir todos os actos decisórios e de aprovação necessários para o avanço do projecto.
Além da construção da auto-estrada, o Presidente também autorizou estudos para a implementação de uma Rede Inteligente nos municípios de Cacuaco, Talatona, Belas e Icolo e Bengo, em colaboração com a Huawei Technologies Angola Limitada.
Esses estudos englobarão aspectos técnicos, ambientais, legais e financeiros, e visam modernizar as redes de distribuição de energia nestas regiões.
Os próximos passos incluem a elaboração dos projectos necessários e a preparação do concurso público para a execução das obras, que deverão contar com a participação activa do sector privado, garantindo a eficiência e a sustentabilidade dos empreendimentos.