O Porto do Lobito realizou, ontem, o seu primeiro seminário sobre o novo modelo de gestão, na sala de conferências do Hotel Términus, na cidade do Lobito, província de Benguela.
Durante o dia, os participantes abordaram questões como legislação vigente, regulamentos internos, importância das relações humanas no ambiente de trabalho, desenvolvimento estratégico, planeamento e controlo, estrutura orgânica, sistema integrado de gestão, implementação do código ISPS, tecnologias de informação, situação financeira versus responsabilidade social.
No discurso de abertura, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, sublinhou a importância da realização regular deste tipo de encontros e que, doravante, passarão a ter lugar anualmente no mês de Agosto.
Celso Rosas orientou os participantes a absorverem o máximo de conhecimentos e que os utilizem como ferramenta de trabalho.
O gestor acrescentou que os trabalhadores são elementos essenciais e cruciais para as mudanças desejadas na empresa, e por isso, um dos principais objectivos dessas iniciativas é fortalecer e capacitar os colaboradores acerca das questões mais relevantes para a organização com vista sempre a conquista de melhores resultados.
“Todos nós precisamos entender os processos normativos para elevar a qualidade do nosso trabalho”, afirmou.
Por último, expressou o desejo de que essas orientações resultem em melhorias na dinâmica administrativa, comercial e operacional.
Melhor protecção às pessoas
Por seu lado, no início do evento, o director-geral do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Angola ( INAMET), Afonso João, apresentou os serviços oferecidos pela instituição que buscam garantir uma melhor protecção às pessoas, apoiar os principais sectores económicos e realizar uma monitorização eficaz das mudanças climáticas.
Esses serviços incluem o processamento de dados meteorológicos, a divulgação de previsões marítimas gerais, um sistema automático de alerta, avisos sobre chuvas e boletins meteorológicos.
Afonso João também abordou as mudanças climáticas e a sua variabilidade, além dos serviços de previsão e informações climáticas.
O enfoque é oferecer aos profissionais do Porto do Lobito uma melhor compreensão dos serviços climáticos, das fontes de dados disponíveis e das formas de interacção.
Assinatura de acordo
No final da apresentação, o PCA Celso Rosas anunciou que o Porto do Lobito assinará um acordo com o INAMET para acesso aos seus serviços. Para isso, designou o administrador para a área Estratégica, Segurança, Ambiente, Tecnologia de Informação e Comunicação, Cristiano Sobrinho, e o Director das TICs, para coordenarem com o Director-geral do INAMET na criação das condições necessárias para a concretização desse objectivo.