O Porto do Lobito foi distinguido, ontem, 9 de Dezembro, em Viena (Áustria), com o prémio Escolha de Qualidade 2024, no Parkhotel Schönbrun.
O Quality Choice Prize é organizado pela European Society for Quality Research (ESQR), uma organização internacional dedicada à promoção de boas práticas em gestão da qualidade e à melhoria contínua em diferentes sectores.
De acordo com um comunicado de imprensa a que OPAIS teve acesso, este prémio destaca empresas, instituições públicas e organizações que se diferenciam pela excelência em qualidade, inovação, ética e liderança, demonstrando resultados notáveis nas suas operações e serviços.
Além de reconhecer os premiados, o evento ofereceu um fórum global para troca de conhecimentos e networking entre líderes empresariais, acadêmicos e profissionais interessados em qualidade.
De acordo com a nota, os participantes tiveram a oportunidade de aprender com casos de sucesso, explorar novas abordagens na gestão da qualidade e desenvolver parcerias estratégicas.
“A ESQR valoriza o impacto positivo das práticas de qualidade nas organizações e no bem-estar económico e social, promovendo soluções e ferramentas para enfrentar os desafios atuais nesse campo”, lê-se no documento.
No evento, a administradora Comercial do Porto do Lobito, Kátila Vanessa Neto, em representação do PCA, Celso Rosas agradeceu o Reconhecimento e ao intervir enalteceu o papel de todos os trabalhadores para esta conquista.
Por outro lado, prossegue o documento, a responsável destacou a importância do Porto do Lobito no corredor do Lobito, bem como a implementação das normas ISO e a mudança do modelo de gestão para landlord port(Porto Senhorio).
PCA Celso Rosas considera momento de orgulho e satisfação
Por seu lado, reagindo ao prémio, o presidente do Concelho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, considerou que a atribuição desta distinção representa um momento de orgulho e satisfação por terem sido reconhecidos por uma instituição que acompanha o trabalho das instituições em todo o mundo.
Para o gestor, significa que a sua instituição, ao ser reconhecida este ano, está no caminho certo e que ao nível da empresa está a se promover a prática da boa gestão, o que é bastante significativo no contexto das relações do mercado internacional.
“Temos estado a demonstrar que estamos a elevar a nossa qualidade. Temos estamos a inovar e a introduzir, na nossa empresa princípios de ética e que a nossa liderança tem culminado com resultados, o que significa que estamos no caminho certo”, apontou, acrescentando ainda que nós não fomos inquiridos nem chamados. E, de pé para a mão, somos notificados para receber esse prémio. E, sinceramente, é, para nós, um motivo de muito orgulho”.
Trabalhar com todos e para todos
Celso Rosas disse ainda que este prémio vai contribuir para que o grupo de trabalhadores do Porto do Lobito continuem a melhor em todas as vertentes.
“Face aos desafios futuros, vamos continuar a melhorar na disciplina, na organização, competência e nos resultados. Vamos continuar a trabalhar de forma continuada com todos e para todos”, assegurou.