O porto Comercial do Lobito foi ontem, quinta-feira, 08, certificado com o sistema de gestão integrado de qualidade das normas ISO 9001-2015, 14001-2015 e 45001-2018. O presidente do Conselho de Administração, Celso Rosas, sublinha aquilo a que chama de marco para a empresa, prometendo acatar as recomendações vertidas no relatório de certificação
O responsável portuário tem na certificação um impulso para que a sua empresa continue a servir cada vez mais com eficiência, ao mesmo tempo que apela a outros gestores, sobretudo de empresas públicas, que sigam o exemplo do Porto Comercial do Lobito.
Para o responsável, este facto demonstra o compromisso da sua equipa para com áreas fundamentais, como a da qualidade, ambiente e saúde e gestão de trabalho, tendo, desta feita, como pano de fundo a «excelência».
Com essa distinção feita pela empresa nigeriana EMS Certification, o Porto do Lobito deseja alcançar o compromisso de servir com um elevado nível de qualidade internacional, sempre com o foco no cliente, na perspectiva de assumir com zelo a missão de porto senhorio.
“Para que o Porto do Lobito logre vantagens competitivas no mercado, auguramos também que esse conjunto de certificações abram as portas para que cresçam as oportunidades comerciais e sejamos vistos pelo mundo como um órgão de referência internacional”, manifesta Celso Rosas.
O responsável dá conta, porém, que o relatório de certificação revelou que foram detectadas na empresa algumas não conformidades de baixa gravidade e, em virtude das quais, recomendou-se que sejam promovidas acções formativas, de modo a eliminá-las.
“Até ao final do ano em curso, continuaremos a trabalhar no sentido de tudo fazermos e todos nos capacitarmos para consolidarmos automatismos que o sistema de gestão integrado pelas normas ISO 9001,140001 e 45001 requer”, promete o gestor público.
Celso Rosas manifesta-se, por isso, ciente de que não estão perante desafios fáceis, em função da certificação, porém diz que a comunidade do Lobito é chamada e está confiante de que vai haver empenho “e, na primeira auditoria de acompanhamento, os auditores, quando cá voltarem, já não terão a necessidade de reportar no seu relatório qualquer não conformidade de baixa gravidade”, assegura.
De modo que o gestor portuário tenha assumido tudo fazer, a fim de que os operadores dos terminais possam fornecer serviços que atendam e, por conseguinte, superem as expectativas de clientes, realçando que a certificação garante, em certa medida, eficiência aos processos e os quer continuamente melhorados.
“A norma ISO 14001 ambiente é aquela que reconhece a nossa responsabilidade, daí que estamos dedicados a minimizar o nosso impacto ambiental”, ressalta, para quem tal demonstra também o compromisso do Porto Comercial do Lobito em adoptar práticas sustentáveis em promover a protecção ambiental em todas as operações da empresa.
Por sua vez, o nigeriano Nken Jonathan, da EMS Certification, sinaliza melhoria de processos no Porto Comercial do Lobito, que determinaram a certificação da empresa com o sistema de qualidade ISO.
Jonathan enaltece o empenho do Porto no cumprimento do que foi, inicialmente, recomendado pela EMS, admitindo que, “a partir de hoje, estão globalmente certificados.
Sejam bem-vindos à vila global e à companhia certificadora”, desejou, advertindo, apesar disso, que haja “melhorias de tudo”, tendo em vista os grandes desafios
POR:Constantino Eduardo, em Benguela