O Banco Caixa Geral Angola, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de PortugaL (AICEP) e a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) realizam, hoje, 17 de Maio, na cidade portuguesa do Porto, o Fórum Económico Portugal-Angola
Sob o tema, Construímos Relações Sólidas”, o certame vai analisar o desempenho e perspectivas sobre o futuro da economia angolana, com o objectivo de tornar as relações com Portugal, do ponto de vista empresarial, mais operacionais e profundas. O evento vai permitir também que sejam analisadas as várias áreas de interesse que envolvem a economia entre os dois países, no que diz respeito à Produção de Bens e Serviços, nomeadamente a Agricultura, Indústria Transformadora, Pescas e Turismo.
De acordo com o comunicado que chegou à redacção do jornal OPAÍS, sublinha que Angola tem vindo a fazer um esforço na diversificação da sua economia e Portugal pode ter um papel fundamental nesta mudança de paradigma, sobretudo nas pequenas e médias empresas. Deste modo, este Fórum servirá, também, para abordar e explorar as várias oportunidades sectoriais existentes e os instrumentos financeiros de apoio ao investimento disponível.
O Fórum contará com três painéis de debate, onde se irá abordar o “Desempenho e Perspetivas sobre a Economia Angolana”, “Programa de Desenvolvimento e Oportunidades Sectoriais”, “Instrumentos Financeiros de Apoio ao Investimento” , bem como reuniões de trabalho complementares. Nesta 1.ª edição do Fórum, estarão representantes do Governo angolano e da República Portuguesa.
A comitiva de Angola estará representada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, João Manuel Bartolomeu da Cunha, secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos e pelo presidente da AIPEX, Lello Francisco.
De Portugal, estarão o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva e o administrador da AICEP , Luís Rebelo de Sousa. A Caixa Angola SA, com sede em Luanda, é a primeira instituição bancária privada a operar no mercado angolano após a independência.
Está presente em 9 das 18 províncias de Angola, tendo em funcionamento 27 agências, quatro centros de empresa e uma agência especializada, com uma equipa de mais de 500 profissionais comprometidos com a sociedade e com a entrega de serviços de valor acrescentado, assentes nos valores de sempre como a responsabilidade, o rigor, a segurança, a integridade e o respeito, contribuindo diariamente para o enriquecimento económico, sócio-cultural e sustentável do país, através de acções que assentam em princípios economicamente viáveis para a sociedade.