A Chevron e a ExxonMobil integram o grupo de seis empresas americanas presentes em Angola e que contribuem para a manutenção dos níveis de produção petrolífera do país. A Chevron tem uma quota de 26% no mercado e a ExxonMobil está presente em três blocos de águas profundas, tendo anunciado recentemente um investimento de 15 milhões de dólares no desenvolvimento da bacia offshore até 2030.
As duas petrolíferas querem contribuir com a experiência que têm para aumentar os níveis de produção nacional que, neste ano de 2024, tem planos de aumentar a produção petrolífera para 1,18 milhões de barris por dia.
Com uma quota de mercado de 26% na indústria petrolífera angolana, e classificada como um dos principais produtores de petróleo do país, a Chevron opera através da sua subsidiária Cabinda Gulf Oil Company.
A multinacional de petróleo e gás ExxonMobil detém interesses em três blocos de águas profundas – Blocos 30, 44 e 45, em Angola, cobrindo aproximadamente 8.000 km2. Em Novembro de 2023 foi anunciado que a petrolífera recebeu autorização do Governo angolano para prolongar por mais um ano a exploração dos blocos que explora na bacia do Namibe.