Os dados foram avançados ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Alexandre Barroso, explicando que os números apresentados representam um aumento de 0,5 por cento comparativamente ao trimestre anterior, bem como 1,89 por cento em relação ao mesmo período do ano de 2023.
Em referência ao mesmo período, observou-se um aumento do valor bruto exportado de 2,38 comparando ao primeiro trimestre do ano em curso, e um aumento de 12,19 por cento em relação ao período homólogo do ano passado.
Sobre os lugares onde foi parar o petróleo angolano, o secretáio de Estado, revelou que a China foi o principal destino das exportações do petróleo, com o registo de cerca de 54,83 por cento, seguida da Espanha, com 8,01, Índia, com 7,84, Canadá e França, com 4,11 por cento, respectivamente.
Quanto ao gás natural, as exportações do segundo trimestre de 2024 totalizaram mais de um milhão de toneladas métricas, que correspondeu a um valor bruto de aproximadamente 566,84 milhões de dólares norte-americanos.
O secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, falava durante uma reunião sobre análise e perspectiva do mercado do petróleo referente ao terceiro trimestre.
Por: Adelino Kamongua