Catorze milhões e 685 mil kwanzas é o valor que as empresas dos ramos da construção civil, banca e comércio devolveram a 55 consumidores em Malanje, durante o ano transacto, por violação dos seus direitos.
A informação foi prestada on- tem à ANGOP pelo chefe dos Serviços Provinciais do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), Carlos Correia, referindo que os valores em causa resultaram de reclamações intermediadas pela instituição. Apontou a má prestação de serviços de construção civil, venda de produtos deteriorados e em mau estado de conservação, bem como a morosidade na execução de serviços bancários como sendo as principais infracções registadas.
O responsável considerou que a consciencialização dos consumidores sobre seus direitos está crescer na província, fruto das palestras que o INADEC tem promovido, daí que se tem registado muitas denúncias. Entretanto, Carlos Correia disse que o Instituto tem pro- movido cursos sobre Higiene e Segurança Alimentar e prevê ministrar, nos próximos dias, uma formação em matéria de atendimento por excelência ao público, dirigido a operadores económicos.
Destacou o nível de adesão das empresas aos livros de reclamação do INADEC, um instrumento de levada importância, em que os consumidores expõem as suas inquietações. O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor é uma entidade pública que tem como missão promover a política de salvaguarda dos direitos dos consumidores, coordenar e executar medidas tendentes à protecção, informação e educação.