O presidente da Comissão Executiva das Linhas Aéreas de Angola (TAAG), Nelson de Oliveira, avançou que, no primeiro dia do início do tráfego de passageiros domésticos, no passado dia 10 de Novembro, o AIAAN realizou a circulação de oito voos, repartidos em quatro frequências, correspondendo à rota de Luanda – Cabinda e vice-versa.
Nelson de Oliveira descreveu que das quatro frequências realizadas resultou no embarque de 850 passageiros, tendo correspondido às expectativas de trabalho dos primeiros dias do novo aeroporto.
Conforme o responsável, a previsão para o primeiro dia era a de fazer circular no mínimo 450 pessoas e no máximo 860, sendo que, no início das viagens, apenas dez clientes faltavam para completar os 860 passageiros definidos como o limite desejado.
No dia seguinte, segundo o PCE da TAAG, o número de frequência reduziu para seis, numa operação de quatro voos, que permitiu, igualmente, o movimento de 810 viajantes de Luanda e Cabinda.
Já no terceiro dia, os voos domésticos registaram um número de 554 passageiros, dando lugar a um total de dois mil e 214 passageiros movimentados.
Segundo cálculo feito por este jornal, com base nos dados avançados pela transportadora aérea de bandeira nacional, a soma do número de passageiros movimentados durante os três dias de funcionamento do novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) correspondeu a 85% total de viagens previstas para os dias referidos, sendo dois mil e 580, tendo faltado apenas 366 pessoas.
Por sua vez, o director-geral da Agência Nacional dos Transportes Terrestres, Énio Costa, avançou que, a nível da circulação rodoviária e ferroviária, durante os dias de funcionamento do AIAAN, foram transportados mais de mil 400 passageiros, tendo avaliado como sendo positivas as operações por ora realizadas.
No capítulo dos transportes públicos, deu a conhecer que foi disponibilizado um número de 35 autocarros destinadas às diferentes rotas que ligam o AIAAN, tendo referido que, apesar de alguns constrangimentos registados, houve soluções alternativas que visaram atender à população que aderiu ao novo aeroporto.
De recordar que depois de Cabinda, onde actualmente são realizadas quatro frequências de ida e volta/dia, a TAAG projecta, para Dezembro, a incorporação das rotas da região leste (Dundo, Saurimo e Luena) e do Soyo, prevendo, progressivamente, concluir a transferência das demais ligações domésticas e internacionais no primeiro trimestre de 2025.
Inaugurado a 10 de Novembro de 2023, o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto está localizado no município de Icolo e Bengo, em Lunada, e vinha operando, até então, voos de carga.
A infra-estrutura aeroportuária ocupa uma área de 75 quilómetros quadrados e conta com duas pistas paralelas, tendo a pista norte 4 mil 200 metros de comprimento e a sul 3 mil 800 metros, ambas com 60 metros de largura.
A infra-estrutura aeroportuária conta com serviços complementares, como lojas, restaurantes, escritórios, entre outros.
Por: Adelino Kamongua