A TAAG-Linhas Aéreas de Angola inaugurou, ontem, os voos comerciais para Cabinda, a partir do Aeroporto Internacional Doutor António Agostinho Neto, em Icolo e Bengo. A viagem inaugural Luanda/Cabinda transportou 92 passageiros.
Serão quatro voos todos os dias entre as províncias de Luanda e Cabinda. Na cerimónia inaugural, marcaram presença algumas entidades, com destaque para o ministro dos Tranportes, Ricardo de Abreu, que adiantou que as províncias do leste do país serão as próximas nesta fase de transferências.
Capacidade
A aeronave tem capacidade de 120 lugares. Doze para executiva e 108 para económica. A previsão de carga é de 490 quilogramas só no voo de ida. De acordo com dados recentes avançados pela gestão da companhia nacional de bandeira, a rota Luanda – Cabinda – Luanda é ao nível doméstico a que movimenta mais passageiros.
Dias de correrias
Este voo inaugural acontece dias de- pois de o Presidente da República, João Lourenço, ter efectuado uma visita oficial às obras das infra-estruturas de acesso ao Novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), com ênfase na 2.ª circular A3. Esta iniciativa faz parte da estratégia de modernização viária da capital e reforça a importância deste projecto para o crescimento económico e a melhoria da mobilidade na região.
A estrada A3, em processo de requalificação, está a ser transformada numa via moderna e segura, assegurando uma ligação eficiente ao novo aeroporto, que é um dos maiores projectos de infra-estruturas do país.
A visita foi conduzida pelo titular da pasta das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto, que prestou esclarecimentos ao Presidente da República, sublinhando a relevância desta obra para a economia nacional e destacando o impacto positivo no sector turístico e no comércio internacional.