O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), que se encontra em transição operacional para ‘hub’ da aviação no continente africano, realizou, desde o início das operações 32 voos, totalizando 326, 59 toneladas de carga
Desses voos, 28 foram de importação e quatro de exportação, totalizando 326,59 toneladas de carga processadas (310,20 de importação e 16,39 de exportação), com recepção de aeronaves do tipo Boeing 747-400, 737-800, Antonov 12 e Antonov 24, com frequência média de três a quatro voos por semana, operadas pelas companhias GRUPO LIZ, TAAG, MULTIFLIGHT e CELTA.
A transição operacional é fruto do processo da activação gradual do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) sob a gestão do Airport Temporary Operator (ATO).
Esse processo ocorre enquanto se finaliza a selecção e a concessão do operador definitivo que será responsável pela gestão futura do aeroporto, segundo uma nota de imprensa do Ministério dos Transportes.
De acordo com o documento, a transferência das operações do Aeroporto 4 de Fevereiro para o AIAAN decorre em três fases, designadamente o período da ‘Activação do Terminal de Cargas’, com a recepção dos primeiros voos cargueiros puros; ‘Activação do Terminal de Passageiros’, com o início das operações dos voos domésticos; e ‘Início das operações dos voos internacionais’.
Cada uma dessas fases está a seguir a metodologia ORAT (Operational Readiness & Airport Transfer), que conta com a participação de todos os envolvidos do sector da aviação civil.
O documento explica que o objectivo é garantir a prontidão e a excelência operacional das infraestruturas, sistemas e capital humano, facilitando uma transferência bem-sucedida, adequada e segura das operações para o novo aeroporto.
A nota esclarece que, após o AIAAN obter as certificações operacional e aduaneira da ANAC e AGT, respectivamente, o ATO deu início à fase 1.
Essa fase envolveu a transferência de todos os voos cargueiros puros para o novo e moderno Terminal de Carga Aérea do AIAAN, cujo primeiro voo se realizou a 19 de Dezembro de 2023, pela companhia de bandeira nacional, TAAG.
O AIAAN possui uma infra-estrutura aeroportuária moderna e tecnológica distribuída em aproximadamente 30 km². Possui duas pistas de aterragem e descolagem com capacidade para receber aeronaves de médio e grande porte como o B747-800 e o A380.
O aeroporto tem capacidade para receber até 15 milhões de passageiros e até 130 mil toneladas de carga por ano.
O complexo de cargas oferece instalações seguras e eficientes para o manuseio de diversos tipos de mercadorias, incluindo refrigeradas, perigosas, valiosas e animais vivos, distribuídas em áreas específicas para importação, exportação e carga doméstica.