As obras da Nova circular de Saurimo, na província da Lunda-Sul, com 36 quilómetros de extensão, iniciadas em 2020, a ser inaugurada hoje pelo Presidente da República, João Lourenço, estão orçadas em 42 mil milhões 154 milhões e 260 mil kwanzas
O projecto, com as características de uma auto-estrada, conta com duas faixas de rodagem de 12 metros de largura cada, rotundas, bermas e quatro pontes sobre os rios Candembe, Nhama, Txahungo e Luari.
A circular foi erguida nas imediações do rio Chicapa, passando pela Estrada Nacional 180, Saurimo- Luena, seguindo para a cabeceira do Aeroporto Deolinda Rodrigues, ligando a estrada Saurimo- Muconda.
A empreitada, que faz parte do lote 10 – Estrada Nacional 230, Saurimo/Malanje, esteve a cargo da empresa Omatapalo. Em declarações à imprensa, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, realçou que a circular vai descongestionar o trânsito rodo- viário concentrado numa única via e expandir por toda a cidade, para permitir maior fluidez na mobilidade.
Disse tratar-se de uma circular moderna que, para além da estra- da, incorpora quatro pontes que atravessam duas Estradas Nacionais, 230 e a 180, ligando Saurimo (Lunda-Sul) a Malanje e Saurimo ao Dundo (Lunda-Norte). Por outro lado, Carlos dos Santos avançou que, para a Lunda-Sul, constam da carteira do Ministério três projectos inscritos no Orçamento Geral do Estado (OGE) 2025.
Trata-se da construção das Es- tradas Nacionais 240 e 170, Dala/Luma Cassai e Cacolo/Cucum- bi/Xassengue, respectivamente, além das infra-estruturas integradas da cidade de Saurimo. Quanto às obras de reabilitação da Estrada Nacional 180 Saurimo/ Dala, assegurou que ainda este ano será concluída.
Relativamente às ravinas, o ministro disse ser uma situação preocupante, uma vez que a província é muito propensa ao fenóme- no, tendo em conta as constantes chuvas que se abatem sobre a região.
A Nova Circular tem como objectivo aliviar o trânsito no centro da cidade de Saurimo, melhorar a mobilidade da população e facilitar o transporte de mercadorias, promovendo maior eficiência na distribuição de produtos e consequentemente impulsionar o desenvolvimento económico no corredor leste do país.