As Negociações da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) cresce, anualmente, 83% ao longo dos últimos dez anos, conforme o presidente do Conselho Executivo (PCE) da referida instituição, Walter Pacheco.
O responsável que falava durante a celebração dos 10 anos da BODIVA, sob o lema “Conquistas e desafios”, disse que em termos de evolução de mercado, teve-se uma evolução no montante negociado, com um crescimento médio anual de cerca de 80% ao longo dos últimos 10 anos, sendo que em 2023 foi um ano que se teve um crescimento bastante significativo.
Ao nível de volume de negócios, continuou, teve-se evolução de até cinco mil e 500 negócios que lhes leva a crer que o valor médio de transação aumentou, mas o número de transações mantém-se igual.
Em 2016, de acordo com o relatório de Mercado da BODIVA, tiveran 243 investidores, em 2017 o número já foi maior e esteve na ordem dos 3. 331 Investidores e actualmente, estão em torno dos 30 mil investidores.
“Isso demostra o caminho que percorremos, mas estes 30 mil investidores ainda é relativamente pouco para a população nacional, mas ao olharmos para a trajectória que estamos a ter num crescimento anual acumulativo de 168,19%, é uma trajectória bastante positiva”, sublinhou Walter Pacheco.
O director do Departamento de Negociação, Raúl Diniz, reforçou igualmente que o montante negociado tem crescido sustentavelmente na ordem dos 83%, anualmente, e em 2022 este montante cresceu quatro vezes.
Relativamente a entrada da Sonangol na Bolsa, o director do Departamento de Negociação sublinhou que o processo continua porque a petrolífera fez a sua admissão de negociação em obrigações no valor de 75 mil milhões de kwanzas em Setembro do ano passado e entende-se que é o texto piloto do mercado local que teve um sucesso garantido porque a procura das obrigações foi superior do que a Sonangol tinha para vender.
Por: Francisca Parente